Início Maringá Amigos da Leitura é implantado para alunos do 2º e 5º ano

Amigos da Leitura é implantado para alunos do 2º e 5º ano

A leitura é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, além de ser uma ferramenta para o desenvolvimento intelectual. Desse modo, para incentivar a prática entre os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, a Prefeitura de Maringá implantou o projeto ′Amigos da Leitura′. Com a atitude os estudantes têm acesso à leitura por meio de material próprio e de modo individual, com ações para interpretação e potencialização do processo de alfabetização. 

De acordo com a secretária de Educação, Nayara Caruzzo o projeto é uma ferramenta essencial para desenvolver a capacidade de interpretação, senso crítico e outras habilidades. “Antes do projeto, o incentivo à leitura ocorria, em grande maioria, de forma coletiva. Agora, com o fortalecimento das equipes e o início do projeto, o acompanhamento passou a ser individual, com tomadas de leitura e outras atividades interativas.”

Assim, para o desenvolvimento da iniciativa a Secretaria de Educação fortaleceu as equipes escolares, contratando 38 estagiários. O projeto ′Amigos da Leitura′ faz parte das ações da Cidade para adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O intuito é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. 

“A ideia é potencializar o processo de alfabetização e garantir que os alunos tenham esse acompanhamento individualizado e aprendam a explorar as diversas possibilidades proporcionadas pela leitura”, afirma Nayara.

Ela recorda que além do ′Amigos da Leitura′, o município intensificou as formações de língua portuguesa e matemática para os professores da rede municipal e segue com o projeto ′Aprender Mais′, ação que oferece atividades de português e matemática no contraturno para recuperação da aprendizagem.

MATRÍCULAS

A Secretaria de Educação (Seduc) começou ontem o período de novas matrículas para o ano letivo de 2024. O processo iniciou em setembro com o cadastramento das crianças que vão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental. As matrículas para essas crianças cadastradas deverão ser feitas até o dia 24. Os pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula e apresentar documentação necessária. 

Para ingresso nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) a equipe de cada unidade entrará em contato com os pais ou responsáveis para realizar o chamamento das crianças. O período de matrículas também será até dia 24 de novembro. 

Para as crianças não cadastradas e que vão entrar no primeiro ano, as matrículas serão a partir de 22 de janeiro do ano que vem, porém, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade mais próxima do domicílio a partir do dia 27 deste mês e realizar o cadastro das crianças. Para as demais séries do ensino fundamental, do 2º ao 5º ano, as novas matrículas poderão ser feitas em janeiro de 2024.

Além disso, a Seduc começou no mês passado o período de rematrícula nos Cmeis e escolas municipais. Os pais ou responsáveis são comunicados pela unidade escolar a respeito das datas. Para a rematrícula, os pais precisam comparecer na instituição e apresentar comprovante de residência, além do atestado de vacina atualizados. 

O atestado de vacina pode ser retirado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Os pais devem apresentar carteira de vacina e documentos pessoais da criança. A orientação é que a criança esteja junto no momento para que se houver alguma vacina em atraso, a dose seja aplicada. O atestado não é emitido se houver vacina em atraso.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: