Início Maringá Seminário de Justiça Restaurativa será nos dias 9 e 29 de novembro

Seminário de Justiça Restaurativa será nos dias 9 e 29 de novembro

A Prefeitura de Maringá realizará nos dias 9 e 29 de novembro o Seminário de Justiça Restaurativa. A iniciativa conscientiza a comunidade sobre o tema e incentiva a construção de ambientes com cultura de paz. 

A sexta edição do seminário inclui palestra online com um dos pioneiros nos estudos e implementação da justiça restaurativa no Brasil, o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Leoberto Brancher.

A programação será dividida em duas datas: no dia 9, a partir das 19h, no Auditório da Sicredi Dexis; e no dia 29, a partir das 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Maringá.   

As palestras vão abordar temas como justiça restaurativa no ambiente escolar, punição e resolução de conflitos e justiça restaurativa e trauma. O evento, voltado para servidores e comunidade em geral, é realizado pelo Programa Maringá da Paz – Núcleo de Justiça Restaurativa, referenciado à Secretaria de Educação (Seduc).

A gestão municipal adotou, em 2017, a justiça restaurativa como política pública de forma intersetorial no município com ações em diversas secretarias por meio da lei municipal nº 10.625/18. Maringá foi uma das primeiras cidades do Brasil a adotar práticas restaurativas em 100% da rede municipal de ensino. Todas as 117 unidades escolares contam com ′Comissões de Paz′, espaços informais de estudos e de aplicação das práticas restaurativas para construção de um ambiente escolar com uma cultura de paz.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: