Início Maringá Saúde conscientiza mais de 108 mil pessoas nos 30 mutirões da dengue

Saúde conscientiza mais de 108 mil pessoas nos 30 mutirões da dengue

O combate à dengue é constante em Maringá por meio de várias ações da prefeitura, tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou diretamente nos domicílios. Com isso, neste ano para reforçar as iniciativas, a municipalidade realizou aproximadamente 30 mutirões aos sábados. Somente por meio destas ações os agentes de combate às endemias visitaram mais de 46 mil imóveis e conscientizaram mais de 108 mil pessoas a respeito das medidas para prevenção da doença.

As ações foram desenvolvidas de maneira integrada e reuniram servidores das secretarias de Saúde, Fazenda e Limpeza Urbana.

Além das vistorias aos sábados nos bairros, ao longo da semana a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda notificou imóveis em situações de má conservação para que os proprietários executassem a limpeza. As equipes da Secretaria de Limpeza Urbana também realizaram a limpeza de fundos de vale e em lugares onde havia registro de descarte irregular de resíduos.

Segundo o secretário de Saúde, Clóvis Melo, os mutirões de combate à dengue aos sábados foram essenciais para ampliar as orientações acerca dos cuidados necessários para prevenção da dengue. “É por meio da visita do agente, muitas vezes, que o morador verifica onde há foco do mosquito transmissor da dengue no quintal. Dessa forma, conseguimos eliminar os criadouros e evitar o aumento de casos.”

Ele também reforçou que os cuidados para combater a dengue devem ser redobrados no período de fim de ano. “Antes de viajar é fundamental fazer uma limpeza no quintal, retirando tudo aquilo que possa acumular água”, afirma.

Outras ações também são importantes, como fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada, lavar a vasilha de água de animais domésticos, retirar a água acumulada de vasos de planta, tratar a água de piscinas com cloro etc.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: