Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Tudo se degenera, se sucede e se repete fatalmente.”
(Nicolau Maquiavel)

ECONOMIA
A Câmara Municipal de Maringá tem devolvido dinheiro para a prefeitura nos últimos anos. No final do ano passado foram devolvidos 3,9 milhões de reais, recursos que foram economizados e voltam para o município que pode aplicar onde for necessário. Esta é uma boa notícia, mas que ficará muito difícil de ser repetida.

DESPESAS
Neste ano de 2024, o prédio da Câmara de Vereadores precisará passar por uma grande obra para ampliar o espaço e abrigar mais 8 gabinetes, já que deixaremos de ter 15 vereadores na cidade e a partir de 2025 serão 23 vereadores. Este ano boa parte dos recursos serão utilizados com a reforma do prédio e também com a folha de pagamento dos servidores, todos os cargos comissionados e assessores dos vereadores serão exonerados para iniciar uma nova gestão no ano que vem. A despesa com a obra será grande e o acerto dos funcionários maior ainda. Por isso, vai ser difícil acontecer devolução de dinheiro do orçamento da câmara para a prefeitura.

GOLPES
Um amigo, infelizmente, já começou o ano caindo no golpe do falso boleto. Pagou o IPVA sem perceber que era uma guia “fake” e teve o primeiro prejuízo de 2024. Os avisos para que as pessoas tomem cuidado com os boletos falsos sempre são feitos, mas no descuido os golpistas levam vantagem.

VALE
O processo de licitação para contratação de empresa que vai dar continuidade no gerenciamento do vale alimentação dos servidores municipais ainda está suspenso. O pessoal fica preocupado mas vai dar tudo certo, com certeza. Esse benefício foi uma grande conquista dos servidores e começou a ser concedido pelo prefeito Ulisses Maia.

MELHOR
Em relação ao direito do vale alimentação para o pessoal da prefeitura, existe uma preocupação de alguns servidores sobre quem será o próximo prefeito e se existe o risco do benefício ser cortado pela próxima gestão municipal. Mas este direito foi concedido por lei e qualquer alteração precisa passar pela câmara de vereadores, não depende só da vontade do próximo prefeito. Este é um direito que ninguém mais mexe, só se for para melhor.

NORMALIDADE
Hoje, sexta-feira, encerramos a primeira semana útil do ano. Semana tranquila, sem movimentação de veículos e pedestres. Vamos ver se na próxima segunda-feira teremos uma semana mais útil e a agitação da cidade comece a ser retomada.

VISITA
Recebi a visita dos amigos Carlos Vercezi, Etevalto Barbosa e Milton Martins. É sempre bom começar o ano ao lado de bons amigos.

COMPARTILHE: