Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Vou apertar, mas não vou acender agora.”

(Bezerra da Silva)

MALANDRAGEM

O cantor e compositor Bezerra da Silva escreveu a música “Malandragem dá um tempo”, que fala sobre o uso da erva e alerta que “pra fazer a cabeça tem hora”. Seguindo a canção, tem um projeto de lei na câmara de vereadores de Maringá que, se aprovado, vai multar quem for pego consumindo droga nos espaços públicos. Vai faltar bloquinho de multa.   

CAMINHADA

Os moradores da Zona 07 que caminhavam no entorno da Vila Olímpica estão bravos com o ritmo da obra para a reforma da calçada que acabou de começar, mas que anda a passos muitos lentes. E existia a expectativa de que a piscina da Vila Olímpica seria coberta e reformada, mas não vai acontecer, pelo menos não tão cedo.  

FILIAÇÃO

O jornalista Fernando Tupan, de Curitiba, publicou em seu blog que a ida do ex-vereador Humberto Henrique para o Partido dos Trabalhadores (PT) deverá ser em grande estilo. Na cerimônia deverão vir figurões de todos os partidos de esquerda prestigiando o dia de sua filiação, até a presença do presidente da República, Lula é aguardada.  

PEDÁGIOS

Depois de mais de dois anos sem rodovias pedagiadas, situação já estávamos nos acostumando e gostando, aos poucos começam a ser reinstaladas praças de pedágio no Estado. Logo, logo as cancelas e guaritas de cobranças chegarão nas rodovias da nossa região. Preparem as moedas para facilitar o pagamento.

COMEMORAÇÃO

Hoje comemora-se o Dia do Farmacêutico, e com a quantidade de farmácias que existem em nossa cidade a data deverá ser de bastante lembrada. É impressionante o tanto de farmácia aberta e as que estão para inaugurar. 

DISTÂNCIA

A prefeitura divulgou que a gestão da atual administração Ulisses/Scabora já recapeou uma distância equivalente entre Maringá a Campo Mourão, o que dá cerca de 90 km. Aproveitando a deixa, um amigo comentou que pelo tanto de buraco que tem nos bairros da cidade ainda, eles precisarão ir até Foz do Iguaçu.

CÂMERAS

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça, aprovou ontem a resolução que estabelece normas para o uso de câmeras em fardas de policiais. Com recomendações como gravação, armazenamento das imagens e acesso a elas, o texto será avaliado pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, e caso aprovada a resolução poderá ser seguida pelas secretarias de segurança estaduais e do Distrito Federal.

LETALIDADE

As câmeras corporais são parte da rotina de policiais militares em cinco estados brasileiros. Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo adotaram o uso regular do equipamento pela corporação.  Segundo relatório realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública no ano passado, o projeto foi responsável pela redução de 63,7% da letalidade policial geral, entre 2021 e 2022.

LOUCURA

O ano começou com extremos de temperatura e já demonstra como será daqui para frente. Se 2023  foi o ano mais quente da história, 2024 promete ser o primeiro colocado nesse ranking climático. Essa semana o Rio de Janeiro registrou 53 graus, enquanto nos Estados Unidos chegaram a incríveis 43 graus negativo.

COMPARTILHE: