Início Maringá Mais de 1.800 migrantes e refugiados são atendidos no município

Mais de 1.800 migrantes e refugiados são atendidos no município

Maringá atendeu em 2023 mais de 1.800 migrantes, refugiados ou apátridas de 24 nacionalidades. Além do acolhimento de famílias que chegaram no município, as atitudes da prefeitura garantiram acesso ao mercado de trabalho e regularização da documentação. 

A Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes atendeu 826 pessoas para confecção ou renovação do Registro Nacional Migratório e fez 119 refúgios no ano passado. Desse total, aproximadamente 500 chegaram na Cidade em 2023. A maior parte dos atendidos veio da Venezuela, mas também foram acolhidas pessoas do Afegão, Argentina, Bolívia, China, Colômbia, Cuba, Espanha, França, Guiné, Guiné-Bissau, Haiti, Itália, Japão, Marrocos, Nigéria, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Senegal, Tunísia e Ucrânia. 

Outra ação voltada aos migrantes e refugiados é o projeto ′Embaixada Solidária′, para emissão e renovação de passaporte e documento de identidade. A iniciativa promovida em parceria com a Embaixada do Haiti atendeu mais de 900 pessoas de Maringá e outros 30 municípios no ano passado. Ao longo do mutirão foram emitidos 903 passaportes e 275 identidades. Ao todo, seis casamentos foram celebrados pela embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud.

Mais de 290 migrantes ou refugiados foram encaminhados para oportunidades de emprego por meio da rede de atendimento da Cidade.

O Centro de Referência de Acolhimento ao Imigrante (Crai) criado pela municipalidade em 2021 acolheu 12 famílias em 2023. O lugar oferece alimentação, emissão e regularização de documentos, entre outros cuidados. O município também faz acompanhamento social e de saúde com as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Creas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, também existe doações de roupas, brinquedos e cestas básicas aos que estão em situação de vulnerabilidade social.

Da Redação
Foto – PMM

COMPARTILHE: