Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Eu sei o que vocês fizeram no verão passado.”
(Filme)

PESADO
Um empresário que se lançou pré-candidato a prefeito em Sarandi, e até virou presidente municipal do Partido Republicanos, teve o seu passado revirado e levantado. Daí a coisa complicou, já que devido aos fatos revelados ele perdeu a presidência do partido, e dificilmente conseguirá se manter seu nome como candidato à prefeitura. O jogo é pesado.

FICÇÃO
As redes sociais são mesmo muito interessantes, as pessoas vivem mostrando uma vida que mais parece ficção, estando bem longe da vida real. Influencers ganham muito dinheiro e pessoas comuns pagam para que eles mantenham e divulguem cada vez mais o dia-a-dia de ostentação. Tem gente que vive no mundo do tik-tok, mas a realidade é outra.

DESLIZES
O Tribunal de Contas do Paraná determinou que o prefeito Ulisses Maia e o vice-prefeito Edson Scabora separem as postagens de suas redes sociais, distinguindo o que é público e o que é privado. Neste período eleitoral surgem muitas denúncias de aproveitamento de publicidade política em benefício de candidaturas, e a oposição está atenta para pegar qualquer deslize, principalmente do pré-candidato da atual administração que participa de muitos eventos da prefeitura. Qualquer escorregada, truco.
.
PIONEIRO
O caso envolvendo o áudio manipulado com a voz do ex-prefeito Silvio Barros virou notícia nacional e serviu de referência para uma agência de notícias que está enviando para a imprensa um texto assinado por Marcelo Senise, que é idealizador do Instituto Brasileiro para a Regulamentação da Inteligência Artificial.

AMEAÇA
Diz o artigo que “o cenário eleitoral brasileiro enfrenta uma ameaça inédita com a disseminação de fake news suspeitas de manipulação por Inteligência Artificial. Um marco nesse combate ocorreu no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, onde foi decidido que a Meta, dona do WhatsApp, deveria bloquear o compartilhamento de um áudio denunciado por Silvio Barros, pré-candidato do PP à prefeitura de Maringá. Este é o primeiro caso relevante de “deep fake” com repercussão judicial na pré-campanha deste ano

PRAZO
O movimento no cartório eleitoral já está aumentado bastante com a procura para regularização dos títulos de eleitor. Para quem quiser votar nas próximas eleições faltam praticamente três meses de prazo para legalizar a situação eleitoral e fazer valer seu direito de voto, no dia 6 de outubro.

CARTILHA
O ex-presidente Jair Bolsonaro lançou uma cartilha com o “beabá” para os candidatos que quiserem estar no seu partido ou em partidos alinhados. Ele quer candidatos que falem as mesma língua e tenham com posicionamentos contrários ao atual governo. Mesmo com todo passo a passo da cartilha, não será um caminho muito suave em muitos municípios pelo Brasil afora.

COMPARTILHE: