Início Maringá Campanha da Fraternidade será lançada na Praça Raposo Tavares

Campanha da Fraternidade será lançada na Praça Raposo Tavares

O cerimonial de lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 em Maringá será na Praça Raposo Tavares. Na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, dia em que começa a Quaresma, a Igreja Católica dá início à Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O cerimonial de lançamento será às 9h.

A Campanha da Fraternidade é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil em preparação para a páscoa voltada à conversão pessoal e comunitária. Desde 1964, contribui para a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do projeto de Deus. Além de um chamado à conversão, estimula a prática de gestos concretos de fraternidade a favor da transformação de situações injustas e não cristãs.

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, tema e lema da CF 2024 foram definidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em novembro de 2022.

Segundo o Bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

GESTO CONCRETO
Com o objetivo de tornar a coleta do Domingo de Ramos eficaz instrumento de solidariedade, em 1998 a Igreja criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta). O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) é formado por 60% da coleta.
Os recursos são destinados ao apoio de projetos locais. No ano passado o FAS recebeu R$123.308,22. Além disso, 11 projetos sociais foram beneficiados no território da Arquidiocese de Maringá.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: