Início Maringá Prefeitura registra marca de 40 mil castrações gratuitas

Prefeitura registra marca de 40 mil castrações gratuitas

A Prefeitura de Maringá alcançou 40 mil castrações gratuitas, com investimento de R$ 5,5 milhões. Com isso, os números são resultados do programa municipal de castrações criado em 2017 e que tornou-se modelo, tanto pela qualidade como pela quantia de procedimentos feitos de modo gratuito. 

Segundo o prefeito Ulisses Maia o programa de castrações é uma das várias políticas públicas estabelecidas para o cuidado dos pets. “A causa animal foi transformada em nossa cidade, a partir de investimentos, apoio aos protetores e trabalho técnico desenvolvido pela nossa equipe. Maringá é uma das cidades que mais realizam procedimentos, com uma média de 27 castrações por dia útil no ano passado.” 

A marca de 40 mil castrações gratuitas foi impulsionada com o lançamento do aplicativo Petis, criado a partir do edital de inovação em 2019. A ferramenta garante transparência ao processo e facilita a solicitação do pedido pelos tutores. Além disso, em 2023 a Cidade expandiu para nove a quantidade de clínicas contratadas para realização de castrações e realizou 6.875 procedimentos. 

Conforme a secretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Ariane Louise, a marca histórica de castrações têm reflexo prático para o município, já que o número de animais em situação de rua diminuiu em comparação com período anterior à criação do programa de castrações. “A castração é uma política de saúde pública e com foco no bem-estar dos pets. O procedimento também aumenta o tempo de vida dos animais e diminui o número de abandonos”, diz.

COMO SOLICITAR
O procedimento é destinado para cães e gatos com no mínimo 3 meses e no máximo 7 anos da idade de qualquer sexo, sem raça definida (vira-latas) e com boas condições de saúde. Os pets devem morar em Maringá ou terem sido adotados no município (apresentar termo de doação). O pedido deve ser realizado pelo aplicativo Petis, disponível nas lojas de app para iOs e Android. É preciso preencher todos os dados e manter o aplicativo atualizado, já que toda a comunicação é feita pela ferramenta.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: