A Prefeitura de Maringá implantou neste mês o segundo ′Consultório na Rua′, com unidade móvel para atendimento itinerante em lugares estratégicos do município. A proposta trata-se de uma modalidade de serviço de atenção primária, que leva atendimentos de saúde e exames para as pessoas em situação de rua.
Com o novo ′Consultório de Rua′, os atendimentos serão de modo constante. A primeira equipe, que já atendia anteriormente, seguirá com os serviços das 7h às 13h, enquanto o segundo consultório atenderá das 13h às 19h, sempre de segunda a sexta-feira.
As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. O serviço é itinerante e oferecido em pontos estratégicos da Cidade por meio de um consultório móvel montado dentro de uma van.
A expectativa é que a quantia de pessoas atendidas cresça com o novo consultório. Em média, aproximadamente 15 a 20 pessoas eram atendidas diariamente pela primeira equipe. O serviço faz parte da Política Nacional de Atenção Básica e o serviço desenvolvido em Maringá pela Secretaria de Saúde foi reconhecido nacionalmente. Em 2023 o município foi premiado na 18ª ′Mostra Brasil, aqui tem SUS′, no decorrer do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, pela experiência de uso de práticas integrativas e complementares no ′Consultório de Rua′.
Segundo a secretária de Saúde, Karina Rissardo, o ′Consultório na Rua′ é parecido com a Unidade Básica de Saúde, porém, com a oferta de um atendimento móvel e ainda mais próximo das pessoas em situação de rua. Por meio da atitude, os profissionais conseguem fazer curativos, consultas médicas, curativos, testes de doenças sexualmente transmissíveis, exames laboratoriais, teste de glicemia, além de aplicação de vacinas e fortalecimento de vínculos para reinserção das pessoas em círculos sociais e familiares.
“O objetivo do serviço é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e realizar um atendimento integral, tanto de saúde física quanto mental. O ′Consultório na Rua′ exerce um papel muito importante para o fortalecimento de vínculos interrompidos ou fragilizados.” Ela relembra que além do atendimento no consultório móvel, as equipes também encaminham os pacientes para Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, nos casos em que há necessidade.
Da Redação
Foto – Reprodução