Início Notícias Gerais Darci Piana apresenta potenciais econômicos do Paraná à cônsul-geral do Canadá

Darci Piana apresenta potenciais econômicos do Paraná à cônsul-geral do Canadá

O governador em exercício Darci Piana participa nesta quarta-feira (10) de reuniao com Caroline Charette, Cônsul Geral do Canadá no Brasil no Palacio Iguacu. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador em exercício Darci Piana recebeu nesta quarta-feira (10), no Palácio Iguaçu, a nova cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Caroline Charette. No encontro, foram apresentados os principais potenciais econômicos do Estado à diplomata e os projetos em andamento nas áreas de infraestrutura e educação.

Darci Piana destacou os resultados econômicos registrados pelo Paraná, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 2023, de 5,8%, o dobro da média nacional, e o baixo índice de desemprego, a 4,8%, a menor taxa em dez anos. Ele também ressaltou que o Estado lidera a produção nacional de vários tipos de alimentos, como frangos, peixes, feijão, trigo e orgânicos em geral.

Ele apontou ainda a importância das relações comerciais entre o Paraná e o Canadá, que vem se estreitando nos últimos anos. “O Canadá é um grande parceiro do Estado, especialmente em negócios nas áreas florestais e nos produtos agrícolas. Um encontro como este visa expandir estas relações, trazendo mais investimentos e projetos que possam colaborar com o desenvolvimento do Paraná e do Canadá”, disse.

A diplomata também conheceu os projetos em infraestrutura em andamento no Estado, como o programa de concessões rodoviárias de 3,3 mil quilômetros, e a Nova Ferroeste, que vai modernizar a atual conexão entre Cascavel e Guarapuava, ligando Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná.

Em maio, o governador Carlos Massa Ratinho Junior tem programada uma missão para o Canadá, onde vai se encontrar com fundos de investimentos para buscar recursos privados para projetos de infraestrutura do Estado. Na mesma viagem, a missão vai participar da maior feira de alimentos da América do Norte, a Sial Foods.

EDUCAÇÃO – No encontro, Darci Piana também apresentou o projeto Ganhando o Mundo, que, apenas neste ano, já levou cerca de 1 mil alunos para realizarem um período de intercâmbio em outros países. Deste total, 400 alunos da rede pública estadual estão no Canadá durante o semestre letivo.

SEMELHANÇAS – Para Caroline Charette, o Paraná e o Canadá têm diversas semelhanças culturais que facilitam a aproximação. “Somos dois territórios com um povo muito diverso, bastante parecido neste aspecto. Também temos vocações econômicas semelhantes, como a produção agrícola e o cuidado com a sustentabilidade. Isso tudo ajuda”, afirmou.

Esta foi a primeira visita da diplomata ao Paraná desde que assumiu a função de cônsul-geral em São Paulo, em setembro de 2023. Além da reunião com o governador em exercício, ela também conheceu a Fundação Araucária e o Museu do Holocausto. A agenda da diplomata também terá visitas à Invest Paraná, à Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, ao Tecpar, à Prefeitura de Curitiba, à Universidade Federal do Paraná, à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), entre outras entidades, empresas e instituições.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na reunião a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; a diretora de Novos Negócios e Relações Institucionais da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Anna Paula Muller; o diretor do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, Marcelo Garrido; o chefe do núcleo de Articulação Acadêmica da Secretaria de Educação, Marlon Matheus; a chefe de Gabinete da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paula Turra Grechinski; a gerente de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli; o cônsul-chefe da Área Política e Diplomacia Pública, Pascale Thiverge; o chefe do Escritório Comercial da Região Sul do Consulado, Paulo Barnewitz Orlandi; e a chefe do Erepar, embaixadora Ligia Maria Scherer.

AEN
Foto – AEN

COMPARTILHE: