Início Destaques do Dia Dia D de Vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde

Dia D de Vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde

O ′Dia D de Vacinação’ será neste sábado (13) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com isso, todas as UBSs, menos a da unidade da Zona 7 estarão abertas das 8h às 17h para imunizar os grupos prioritários contra a gripe. Além da vacinação, as UBSs farão coleta de exame preventivo por meio de agendamento prévio. 

Para a vacinação contra a gripe é preciso levar carteirinha, documento pessoal com foto, CPF e documento atualizado para comprovação do grupo prioritário que pertence. 

O ′Dia D′ também é um momento importante para que toda a população possa atualizar o esquema vacinal com outros imunizantes. Além da aplicação da vacina contra a gripe para os grupos prioritários, haverá vacinação de rotina e aplicação da vacina infantil em combate ao coronavírus (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos), com exceção da UBS Paulino, que vacinará somente contra a gripe. A Cidade aguarda o recebimento pelo Ministério da Saúde da vacina bivalente contra a covid-19 e da Pfizer Pediátrica para retomar a aplicação com os imunizantes. 

A cerimônia oficial de abertura do ′Dia D de Vacinação′ será às 8h30 na UBS Quebec, situada na rua Letícia de Paula Molinari, 300, no Jardim Quebec.

Segundo a secretária de Saúde, Karina Rissardo, a adesão da comunidade à campanha de imunização contra a gripe é importante. Em Maringá, 167.345 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, porém, até o momento pouco mais de 22 mil pessoas foram imunizadas.

“A vacinação é um programa de família e faço um apelo especial para que as famílias levem as crianças, os idosos e demais familiares dos grupos prioritários para receberem a vacina contra a gripe. A vacinação é um ato de amor e precisamos garantir a proteção, principalmente das pessoas mais vulneráveis, antes do período de maior circulação do vírus, previsto para o inverno.” 

Para o ′Dia D′, cada UBS preparou atividades especiais para a comunidade. Além da vacinação, a Cidade fará coleta de exame preventivo em todas as unidades mediante agendamento prévio do procedimento. As mulheres devem procurar a UBS mais próxima do domicílio e realizar o agendamento do preventivo até amanhã. 

ESPAÇO SAÚDE
Para aproximar os serviços de saúde das pessoas, a gestão pública promove mais uma edição do ′Espaço Saúde′ neste sábado. A atitude ocorrerá na UBS Quebec, das 8h30 às 13h, com atendimento odontológico, auriculoterapia, reflexologia, teste de glicose, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre prevenção ao mosquito da dengue, além de outras atividades. Também haverá distribuição de pipoca e algodão doce. 

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: