Início Maringá Bairros da região Sul recebem mutirão de combate à dengue

Bairros da região Sul recebem mutirão de combate à dengue

O novo mutirão em combate à dengue será hoje, a partir das 8h, em bairros da região Sul de Maringá. A ação será na região dos bairros Conjunto Cidade Canção, Conjunto João de Barro I e II, Chácaras Aeroporto, Loteamento Madrid, Jardim Paraíso e Residencial Dolores Duran II. Com isso, os agentes de combate às endemias vão vistoriar domicílios para eliminação de focos do mosquito. 

A ação integrada reúne equipes das secretarias de Saúde e Fazenda. Além das vistorias, no decorrer da semana a Fiscalização Integrada vai notificar proprietários de imóveis da região em situação de má conservação, como lixo e mato alto, para que façam a limpeza. Ao todo, a ação vai contemplar mais de três mil imóveis e cerca de seis mil pessoas. 

A secretária de Saúde, Karina Rissardo diz que o intuito dos mutirões é contemplar áreas de várias regiões do município, com foco nos lugares em que existe maior incidência de casos da doença. “Na semana passada, realizamos o mutirão em bairros da região Norte e neste sábado vamos intensificar as ações na região Sul. É muito importante que as pessoas recebam os nossos agentes e adotem as medidas de prevenção da doença, mantendo quintais limpos e evitando acúmulo de água parada.”

Além disso, a municipalidade fará mutirões de combate à dengue em todos os sábados deste mês. No primeiro sábado a ação foi na região do Conjunto Habitacional Hermann Moraes de Barros, Parque das Palmeiras e Residencial Copacabana, na região Norte. Os locais dos próximos mutirões ainda serão divulgados, segundo a avaliação da Secretaria de Saúde acerca da evolução da quantia de casos em cada região. A gestão pública reforça que além das ações extras aos sábados, os agentes de combate às endemias realizam vistorias diárias em casas para orientar a comunidade sobre medidas de prevenção da dengue. 

ATENDIMENTO

Os pacientes adultos com sintomas leves da dengue, como febre, dor muscular e/ou nas articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, náusea e vômito ou manchas avermelhadas pelo corpo podem procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona 7, situada na rua Bernardino de Campos, 119. A UBS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, somente para casos de dengue. Os pacientes podem procurar diretamente a unidade, sem a necessidade de ir até as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte ou Zona Sul. 

Aos finais de semana ou depois das 19h, os pacientes com sintomas de dengue podem procurar as UPAs Zona Norte ou Zona Sul. O atendimento infantil segue no Pronto Atendimento da Criança Zona Norte ou na ala de pediatria da UPA Zona Sul. Em casos em que existe sinais de alarme, isto é, que a dengue pode ser grave, a orientação é que o paciente procure diretamente a UPA. Os sinais de alarme da dengue são: dor intensa na barriga; tontura, sonolência, pressão baixa; moleza ou irritabilidade; vômitos frequentes ou com sangue; sangramento de boca, nariz e outros e mais de quatro horas sem fazer xixi.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: