Início Destaques do Dia Maringá terá nova Unidade Básica de Saúde

Maringá terá nova Unidade Básica de Saúde

O Parque Residencial Andréa em Maringá ganhará uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS ficará na rua Pioneiro Amadeu Boggio Merlo nº 699 e na rua Ivio Domingos Crestani nº 702, segundo o processo licitatório divulgado pela prefeitura no Portal da Transparência.

Dessa forma, será contratada uma empresa especializada em engenharia/arquitetura. Serão executados serviços de construção de edificação térrea em alvenaria, com estrutura de concreto armado e cobertura em estrutura metálica, totalizando uma área de 431,68 metros quadrados. O edital tem o valor máximo de R$ 2.851.995,88 e as propostas devem ser abertas no dia 30 deste mês.

A obra deverá ser executada por meio de operação de crédito junto ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Se a licitação for homologada, terá prazo de execução de 240 dias.

VACINAÇÃO

No último sábado foram aplicadas 8.019 doses de imunizantes contra a gripe, coronavírus e de rotina no ‘Dia D de Vacinação’. A quantia de vacinas aplicadas em Maringá é a segunda melhor entre os três maiores municípios do Estado, atrás somente da capital Curitiba. Ao longo da ação, as equipes também avaliaram mais de 7 mil carteirinhas de vacinação para atualização do esquema vacinal.     

A secretária de Saúde, Karina Rissardo, acompanhou a abertura do ′Dia D de Vacinação′ na UBS Quebec. Ela reforçou a importância da ação para expandir as coberturas vacinais, especialmente da campanha de imunização contra a gripe. “Envolvemos nossas equipes de todas as UBSs, exceto da unidade da Zona 7 que atende apenas casos de dengue, para mobilização da comunidade. O resultado foi excelente, mas é fundamental que as pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram procurem a UBS mais próxima.” 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) termina no dia 31 de maio, exclusivamente para os grupos prioritários. Para receber a vacina contra a influenza é preciso apresentar CPF, documento pessoal com foto, documento atualizado para comprovação do grupo que pertence e carteirinha de vacinação. A vacina contra a gripe está disponível em todas as UBSs, menos na unidade da Zona 7.

No decorrer do ′Dia D de Vacinação′, as unidades de saúde também fizeram atividades para a comunidade. Entre as ações, foram realizados 230 exames preventivos e 442 pesagens do programa ′Bolsa Família′. Na UBS Quebec, ocorreu mais uma edição do ′Espaço Saúde′, com atendimento odontológico, auriculoterapia, reflexologia, teste de glicose, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e de prevenção ao mosquito da dengue, além de outras atividades.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: