
De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, o Centro de Eventos Oscar Niemeyer atingiu 23,83% de execução. Entre as etapas concluídas estão a estrutura do subsolo e o concreto de mais de sete mil metros quadrados de laje, incluindo a laje do palco. Atualmente, a empresa responsável realiza a montagem das ferragens dos pilares das paredes.
Com um valor de R$ 75.219.898,19 e mais R$ 2.954.784,28 em aditivos, de acordo com o Portal da Transparência, o projeto faz parte da obra do Eixo Monumental e é assinado por um dos maiores ícones da arquitetura moderna mundial, Oscar Niemeyer, sendo a segunda obra do arquiteto no Paraná.
Com uma área total de 11 mil metros quadrados e altura equivalente a um prédio de oito andares (25 metros), o complexo promete se tornar um símbolo da cultura e da identidade urbana da Cidade. A construção teve início em dezembro de 2023 e a entrega está prevista para o ano de 2027.
Para o secretário de Obras Públicas, Artur Tunes, a finalização do subsolo representa um marco importante no avanço da obra. “Sem dúvidas, o Complexo Oscar Niemeyer será um dos espaços culturais mais importantes do nosso estado e um símbolo para a arquitetura do nosso município. Ter uma obra dessa magnitude, assinada por Niemeyer, é um marco na arquitetura de Maringá”, destacou.
Inspirado no projeto ‘Ágora’, o design da estrutura remete à forma de um livro aberto, simbolizando conhecimento e cultura. O subsolo, com cerca de 7 mil metros quadrados, abrigará um estacionamento com 141 vagas, uma biblioteca municipal, um pátio de estudos com entrada de luz natural, sala multiuso e áreas administrativas e de apoio.
O centro também contará com espaços dedicados às artes visuais, com áreas para exposição de quadros, esculturas e gravuras, além de um pátio de esculturas ao ar livre, que permitirá a livre circulação entre obras de artistas regionais.
No térreo, haverá uma sala de apresentações com capacidade para 630 pessoas, estrutura de palco reversível e um vão livre de 25 metros, o que permitirá a realização de eventos tanto no espaço interno quanto na área externa.
Da Redação
Foto – PMM