
Maringá e região foram contempladas com investimentos da Itaipu Binacional, por meio do programa socioambiental Itaipu Mais que Energia. Os recursos, que somam uma parte significativa do total destinado à área de abrangência da usina, foram distribuídos entre 32 entidades de 14 municípios do noroeste do Paraná, apoiando projetos sociais, ambientais e comunitários que beneficiam diretamente a população local.
Os recursos foram distribuídos entre as cidades de Sarandi, Maringá, Mandaguaçu, Marialva, Paiçandu, Itambé, Atalaia, Santa Fé, Astorga, Iguaraçu, Arapongas, Pitangueiras, Jandaia do Sul e Alto Paraná. A Itaipu Binacional se comprometeu a destinar, ao todo, R$ 400 milhões por meio deste programa, que beneficiará mais de 600 entidades em toda a região atendida pela usina.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou que esta foi apenas a primeira fase do edital, com novos repasses planejados para os próximos meses.
“Estamos falando de sindicatos, APAEs, hospitais beneficentes, que participaram de um processo seletivo através de edital. Cada projeto aprovado receberá recursos para fortalecer ações sociais e ambientais em suas comunidades”, explicou Verri. Além disso, ele anunciou que uma nova etapa do programa será lançada em julho, ampliando o alcance dos investimentos.
Entre as entidades beneficiadas na região estão cooperativas de catadores de recicláveis, APAEs, associações de produtores rurais, instituições de saúde, além de projetos culturais e esportivos. Em Maringá, por exemplo, o Lar Escola da Criança, a APAE, o Lar dos Velhinhos e associações voltadas à saúde mental e ao esporte foram contemplados.
Ademir Vanzo, presidente da União de Moradores do Jardim Alvorada, em Maringá, ressaltou a importância da articulação política na garantia desses investimentos.
Da Redação
Foto – Itaipu