
CONTORNO SUL
Mais um acidente grave envolvendo caminhão e carro, com duas mortes, reaviva a polêmica sobre o mortal Contorno Sul. “Quebrando o galho”, informa o secretário Vagner Mússio que em mais de uma dezena de trabalhos já gastou, neste ano, cerca de 200 toneladas de asfalto.
DILEMA
Enquanto a duplicação não acontece, e vai demorar muuuuiiiito, para evitar outras mortes as autoridades municipais pensam em tomar uma de duas atitudes: regulamentar a velocidade na via para 60 km/h, ou proibir o tráfego de caminhões.
TÁ ERRADO
A circulação de caminhões deveria ter sido proibida desde que o prefeito Said Ferreira fez o Contorno. Resultados: buracos e acidentes, e segundo dizem o acidente com duas mortes teria sido causado pelo estouro de pneu do veículo menor ao passar em um buraco, provocando a batida contra o caminhão.
DUPLA MEDIDAS
Como o asfalto da via não comporta tráfego pesado, acaba com o asfalto e causa a buraqueira, a prefeitura deveria implantar as duas atitudes preventivas provisórias: proibir os caminhões (exceto os que precisam abastecer as empresas ao longo da via) e controlar a velocidade.
GOLPISTAS
A Sociedade Rural de Maringá faz alerta sobre malandros que estão usando a Expoingá para aplicar golpes. Tem site falso que procura comercializar falsos ingressos para a feira agropecuária.
VERDADEIRO
O alerta: “Reforçamos que o site oficial da Expoingá é www.expoinga.com.br . Qualquer outro endereço, especialmente aqueles com domínios suspeitos, com erros de grafia ou valores baixos, devem ser considerados fraudulentos”. Em caso de dúvida, fale com a SRM através do telefone 3261-1700.
A FOME RONDA
A mídia associada não divulga, mas o preço dos alimentos está provocando mudanças na alimentação dos brasileiros. Das famílias que ainda dispõem de recursos para fazer compras em supermercados, oito entre dez já passaram a abandonar marcas tradicionais e buscar alimentos mais baratos.
AFERIÇÃO
Essa constatação está visível em pesquisa divulgada pelo Datafolha. 58% dos brasileiros buscam alternativas mais baratas e estão reduzindo a quantidade de comida comprada por causa da inflação, percentual que chega a 67% entre os mais pobres. Muitos (49%) chegaram a cortar o café cujo preço está nas alturas.
CULPADO
A pesquisa ouviu mais de 3 mil brasileiros em abril e 54% dos entrevistados atribuem grande responsabilidade ao governo Lula (PT) pela alta dos alimentos. Outros 29% apontam alguma responsabilidade, apenas 14% isentam o Planalto de culpa.
LOJAS MORADIAS
Como já foi registrado em Maringá, em Umuarama também existem casos de lojistas dormindo dentro de seus estabelecimentos para proteger-se contra arrombamentos noturnos. Aliás, essa preocupação existe no comércio das áreas centrais das duas cidades.
CONCENTRAÇÃO
Lá, como aqui, os bandos de “moradores de rua” reúnem viciados em drogas com ladrões e traficantes onde foi desativada a antiga estação rodoviária. Os arrombamentos danificam portas, instalações e em algumas lojas causam prejuízos irrecuperáveis.
PREPARAÇÃO
Em nossa cidade continuamos em compasso de espera para o início das soluções que conjugam poderes locais públicos, privados e sociais. É compromisso da atual administração fazer triagem, acolhimento, internações e diminuir o número desse pessoal. Os preparativos estão feitos e as ações devem ser vistas ainda neste ano.
TRABALHO
Na sessão ordinária de ontem, os 23 vereadores de Maringá analisaram e votaram sete projetos e 23 requerimentos de informação ao Executivo. Os vereadores da comissão que investiga o trabalho da empresa que assumiu as trocas de iluminação pública estão com os nervos à flor da pele.
PESADO
Segundo deixou vazar um assessor, as respostas aos questionamentos propostos pelos membros da comissão não têm sido sequer satisfatórias. Disse também que “tudo se encaminha para a formação de uma CPI. Aí o jogo ficará pesado para a empresa”.
SEGURANÇA PÚBLICA
A prefeitura de Maringá entrega hoje em Floriano, mais uma espécie de posto de segurança. É o terceiro: o primeiro foi entregue na Zona Sul, em fevereiro, e o segundo em Iguatemi. O objetivo é ostensividade com viaturas e principalmente Guarda Municipal próxima da população.
ASSEMBLEIA AQUI
O presidente Alexandre Curi traz a Assembleia Legislativa a Maringá. Amanhã teremos uma reunião da Assembleia, às 18 horas, dentro da Expoingá, no parque de exposições.
PAUTA
Na pauta, deputados estarão discutindo audiências públicas, transporte, autodeterminação judaica, palestras para mães atípicas, homenagem à Enfermagem, etc. Mais importante: os parlamentares terão tempo determinado para dialogar com lideranças e populares.