
Maringá recebeu, nessa semana, uma edição da Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que leva as atividades do legislativo ao interior do Estado. Realizada durante a Expoingá, a sessão contou com autoridades e homenageou 89 personalidades, além de abrir espaço para ouvir demandas da população.
Durante o evento, a presidente da Câmara de Maringá, vereadora Majô, entregou ao presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, um ofício com reivindicações para a Cidade, incluindo melhorias em saúde, infraestrutura, educação, segurança e mobilidade. Ela também, junto com o presidente da Câmara de Iguaraçu, solicitou apoio para a duplicação da PR-317.
O deputado Alexandre Curi destacou que esta foi a 22ª edição da Assembleia Itinerante, que já ouviu mais de 600 mil paranaenses, e ressaltou a importância da Expoingá como vitrine do agronegócio moderno e sustentável. Segundo ele, a escuta ativa dos moradores e lideranças locais tem gerado transformações reais nos municípios, com a implantação de obras, projetos de lei e ações que surgem diretamente dessas reuniões. “Estamos entregando resultados e ouvindo novos pedidos diretamente dos moradores, de quem vive nas cidades. Essa aproximação tem proporcionado muitos avanços nos municípios, tornando a Assembleia Itinerante uma referência de bons resultados”, afirmou.
Já a segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria, lembrou que a Alep será premiada em junho na Sorbonne, na França, pelo projeto de aproximação com a população.
Durante todo o dia, representantes de instituições públicas, privadas e de movimentos sociais apresentaram propostas, demandas e sugestões aos parlamentares. Também foram realizados atendimentos gratuitos e atividades educativas com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Defensoria Pública do Estado (DPE-PR) e Escola do Legislativo.
O prefeito Silvio Barros agradeceu o privilégio de receber a Assembleia Itinerante em Maringá e afirmou que a Cidade deseja ser um farol de inspiração para o Paraná e o Brasil. Ele celebrou os 78 anos de Maringá e, em tom de descontração, pediu aos deputados que concedam suas emendas como presente de aniversário ao município.
Da Redação
Foto – Alep