
HOMENAGENS
Diretora do Jornal do Povo, a jornalista Dayani Barbosa foi homenageada durante a Expoingá. A Menção Honrosa para a filha do Cidadão Honorário do Paraná, saudoso e também jornalista Verdelírio Barbosa, foi entregue pelos deputados Soldado Adriano e presidente Alexandre Curi.
ASSIS
A pedido de outro ilustre homenageado, o jornalista Antonio Augusto de Assis (A.A. de Assis), Dayani também o representou. Para ela foi honroso representar o mais histórico decano da imprensa regional.
JORNAL
Destaque ainda no panorama brasileiro de trovadores, Assis também é articulista do Jornal do Povo. A dupla homenagem a dois de seus integrantes é motivo de orgulho para o Jornal do Povo, reduto qualificado da imprensa escrita em Maringá.
CERTÍSSIMO NARDI
Outra morte por dengue, a quinta em Maringá. Esse óbito confirma o quanto está certo o secretário de Saúde Antônio Carlos Nardi que nas entrevistas pinta a situação da dengue como muito grave no município.
RESPONSÁVEIS
Nardi inclusive responsabiliza todas as pessoas pela necessidade de combater os focos do mosquito transmissor. 80% dos focos estão nas residências, onde deveriam ser combatidos por moradores.
QUADRO
Segundo Nardi “Nosso maior problema, hoje, ainda é o índice médio de infestação, que está em 2,3% no município de Maringá. Apenas cinco bairros estão abaixo de 1%. Os criadouros do Aedes aegypti estão dentro das casas”.
CONDENADA
Explicação: esses motociclistas que você vê “voando” pelas ruas de Maringá, furando sinais e ziguezagueando, correm para não ser capturados pela polícia. Cometem todas as barbaridades no tráfego porque pilotam motos “condenadas”.
EXEMPLO
Ontem, por exemplo, a Guarda Civil Municipal capturou uma dessas chamadas “piseirinhas”, motos ilegais com adulterações, excesso de multas ou até roubadas. O condutor simplesmente não tem CNH e a moto, com mais de R$ 40 mil em multas, foi recolhida e irá a leilão.
NOS CONSULTÓRIOS
Algumas coisas estão muito erradas na área médica em Maringá. Ontem a polícia deteve uma secretária de doutora. Ela estava rapinando as finanças da clínica, conforme constatado por monitoramento de operações bancárias.
PROFISSIONAL
Também foi presa preventivamente, uma médica. O problema: crimes de estelionato, propaganda enganosa e comércio irregular de medicamentos para emagrecimento. Inclusive anunciava e utilizava produtos não compatíveis para tratamentos.
REPETIÇÃO
As investigações que chegaram a Arapongas e Sabáudia registraram inclusive reutilização de seringas. E que a profissional, suspensa das atividades médicas por problemas anteriores, estava atuando de forma clandestina.
TUBERCULOSE
A Secretaria de Saúde está alertando para o recrudescimento de casos de tuberculose no Paraná. Em 2021, foram notificados 769 casos de tratamento preventivo, número que saltou para 1.103 em 2024.
MUNDIAL
A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou mais de 10 milhões de casos de tuberculose globalmente, com um aumento constante desde 2021. É importante fazer o Teste Rápido Molecular para Tuberculose em caso de suspeita.
TRÂNSITO
Não é só em Maringá que o trânsito está cada dia mais perigoso, moroso e irritante. Em apenas quatro meses e meses o trânsito de Umuarama também preocupa. Segundo estatística, 3 mortes, e 243 feridos, seis em estado grave.
ABUSOS
Na verdade os abusos são decorrentes de males da vida atual: pressa, horários apertados e… também falta de segurança. Lembra dos policiais militares que atuavam no trânsito das cidades?
SUMIÇO
Esses “guardas de trânsito” estaduais simplesmente sumiram. O efetivo dos quartéis militares está minguando. Até para a segurança pública o número de soldados está insuficiente.
TRÁFICO
Outro dado da área de segurança que evidencia o aumento da marginalidade: o tráfico de drogas e armas nas nossas rodovias era tipo varejo, poucas unidades, poucos quilos.
ATACADO
Agora são dezenas, centenas, toneladas de drogas apreendidas várias vezes por semana. Isso não significa ação policial mais efetiva e sim que o tráfico está aumentando como rendoso negócio. E a nossa polícia, enxugando gelo.