Início Maringá Museu da UEM está entre os 10 mais visitados do País

Museu da UEM está entre os 10 mais visitados do País

Na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está oficialmente entre os 10 museus mais visitados do País. A informação é fruto de levantamento anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com base na visitação registrada em 2023.

O resultado é motivo de orgulho para a UEM, e, segundo o coordenador do MUDI, professor Celso Ivam Conegero, a conquista é fruto de um trabalho coletivo e contínuo de popularização da ciência. “Estar entre os 10 museus brasileiros mais visitados do país nos orgulha muito e serve de incentivo para que a gente possa continuar e melhorar o trabalho desenvolvido por todos os que fazem do MUDI o que é ele é hoje”.

Em 2023, o MUDI recebeu mais de 27 mil visitantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e público espontâneo. Com mais de 30 projetos ativos, o espaço é hoje o maior museu de ciências do Sul do Brasil e figura como referência nacional em educação científica.

HISTÓRICO

O MUDI surgiu em 1985 como Centro Interdisciplinar de Ciências (CIC), com foco na aproximação da ciência com a comunidade. Em 2005, tornou-se o Museu Dinâmico Interdisciplinar e hoje integra a Rede de Museus Paraná Faz Ciência, coordenada pelo NAPI Paraná Faz Ciência.

Em 2025, o museu será sede do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), entre os dias 12 e 14 de agosto, sendo a primeira vez que o evento ocorre no interior do País. O tema será “O papel dos Centros e Museus de Ciências na consolidação da interiorização da divulgação e popularização científica” e as inscrições para submissão de trabalhos vão até 2 de junho, com divulgação dos aceites até 30 de junho.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: