
Nesse final de semana, entre os dias 23 a 25 de maio, o município recebe a primeira edição do Maringá CineFest, mostra dedicada exclusivamente a filmes produzidos por cineastas da Cidade e região.
O evento será realizado no Espaço Solagasta, localizado na Rua Professor Itamar Orlando Soares, 181, Zona 7, ao lado da Universidade Estadual de Maringá e além das exibições cinematográficas, conta com uma programação paralela que inclui feira afetiva com itens vintage, facas artesanais, brechós, sebos e cachaças, além do Bar do Solagasta, que oferece chope, vinhos, queijos e pipoca gourmet.
Também estarão à venda camisetas da Blaché Filmes, produtora responsável pela organização do festival. Outro destaque é a exposição do artista Jorge Pedro Barbosa Lemes, que comemora seus 70 anos com obras que exploram o universo simbólico e lúdico.
PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial do CineFest acontece no dia 23 de maio, às 18h, seguida da exibição de cinco curtas-metragens: às 18h30 será exibido “O Singelo Casulo no Tempo”, às 19h “Nos Degraus das Catedrais”, às 19h30 “Saruê da Operária”, às 20h “No Silêncio do Teu Olhar” e às 20h30 “Fabulosas Operação Aranha”. Nos dias 24 e 25 a programação segue com novos títulos e atrações, que serão divulgadas pelas redes sociais do evento.
Um dos principais destaques da mostra é o curta-metragem “No Silêncio do Teu Olhar”, dirigido e roteirizado por Th Fernandes e produzido pela Blaché Filmes com recursos do Prêmio Aniceto Matti 2023.
A obra narra a história deRafa, um adolescente surdo em uma escola de ouvintes, e sua aproximação com Davi, vocalista de uma banda escolar. Juntos, os dois exploram as complexidades da juventude e descobrem, no outro, uma nova forma de escuta. O filme propõe uma reflexão sensível sobre identidade, pertencimento e afetividade, com ênfase no protagonismo surdo e na comunicação além da linguagem sonora.
Gravado inteiramente em Maringá, o curta envolveu mais de 50 profissionais do audiovisual, em sua maioria maringaenses, além de impulsionar setores da economia criativa como alimentação, transporte, confecção e produção cenográfica e a trilha sonora original é assinada pela cantora Beta.
A primeira exibição do filme ocorreu no Cine Araújo em 14 de maio, reunindo cerca de 130 pessoas. A próxima sessão está marcada para o dia 28 de maio, às 19h, no CineUEM, na Universidade Estadual de Maringá, com debate com a equipe do filme após a exibição. As sessões são gratuitas e abertas ao público. Informações atualizadas podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do filme no Instagram: @nosilenciodoteuolhar.
Da Redação
Foto – DIV