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Prefeito reclama de atendimento em UPA

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, esteve na noite da última quinta-feira (22) na UPA Zona Norte após uma série de reclamações sobre demora no atendimento. A visita, registrada em vídeo e divulgada nas redes sociais, expôs a situação de lotação na unidade e a insatisfação de usuários. Durante a inspeção, o prefeito apontou a baixa produtividade de parte da equipe médica como um dos principais fatores para a crise.

Segundo Silvio, dados da própria unidade mostram que alguns médicos atenderam menos de três pacientes durante todo o plantão da tarde. “Eu vi os dados lá dentro. A equipe médica do período da tarde não chegou a atender três pessoas por médico hoje. Aí realmente fica complicado”, afirmou.

O prefeito também conversou com pacientes e servidores e relatou ter encontrado pessoas que estavam no local desde as 14h30, sendo atendidas apenas por volta das 21h.

Como resposta à crise, Silvio anunciou que a prefeitura já concluiu o processo seletivo para contratação de novos médicos e que os profissionais começarão a ser chamados a partir de 2 de junho. “Já abrimos o edital, já fecharam as inscrições, e vamos começar a chamar os médicos de uma nova equipe, para ver se nós conseguimos resolver esse tipo de problema. É desumano deixar uma pessoa esperando 6 horas só pra ser atendido, sem nem saber o que ela tem”, comentou.

MOTIVO

Em entrevista à rádio local ontem, o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, comentou sobre os problemas enfrentados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e, segundo ele, a situação vem sendo monitorada desde o início do ano, com destaque para os turnos diurnos, onde o tempo de espera é maior.

“A produtividade média durante o dia não chega a três atendimentos por hora, o que contrasta com o desempenho mais ágil das equipes da noite, após a troca de plantão às 19h”, afirmou.

Nardi também destacou que cerca de 70% dos atendimentos nas UPAs poderiam ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o que agrava a sobrecarga do sistema emergencial. Apesar disso, segundo ele, as principais reclamações da população se referem ao tempo de espera, e não à qualidade do atendimento.

Em nota, a Prefeitura de Maringá informou que, na visita de Barros, após conversa com a direção da unidade e análise dos números, foi identificado que a baixa produtividade de algumas equipes tem aumentado o tempo de espera por atendimento.

Na quinta-feira, por exemplo, a equipe médica do período da tarde não chegou a registrar atendimento de três pacientes por profissional. Com isso, o tempo de espera aumentou.

Para garantir mais rapidez aos serviços de urgência e emergência, a Administração contratou novos médicos plantonistas por meio de credenciamento. A previsão é que os novos profissionais comecem a trabalhar no início de junho.

Da Redação
Foto – Reprodução

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