Início Destaques do Dia Saúde vacinou 44.819 pessoas contra a gripe; cobertura segue baixa

Saúde vacinou 44.819 pessoas contra a gripe; cobertura segue baixa

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacina contra a gripe, que está disponível para toda a população com idade a partir de seis meses. Com a chegada do frio, que favorece a circulação de vírus respiratórios, a imunização se torna ainda mais importante para prevenir complicações causadas pela doença.

O imunizante está disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. No entanto, a cobertura vacinal segue baixa.

De acordo com os dados do Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde, o Paraná aplicou 2.064.967 vacinas contra a Influenza do início da campanha anual, no dia 1º de abril, até esta segunda-feira (26). Desde o início da vacinação no Estado, os idosos foram os que mais se imunizaram, com 848.966 doses, atingindo 42,20% da população-alvo para este grupo, que é de 2.011.685 pessoas, seguido por crianças com 231.346 doses, sendo 28,85% dentre as 801.919 da população-alvo, e gestantes com 28.919 doses, ou 27,56% dentre o grupo de 104.923 mulheres.

Dentre os municípios que mais vacinaram em números absolutos, Maringá é o terceiro, com 44.819 doses aplicadas, ficando atrás de Curitiba com 185.467 doses e Londrina com 58.603.

“No ano passado, os meses de maio, junho, julho e setembro concentraram os maiores índices de internações por Influenza, especialmente entre idosos, crianças menores de dois anos e pessoas com doenças crônicas. Não queremos que esse cenário se repita em 2025. Por isso, o momento de se vacinar é agora”, destaca o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.

Neste mês, o Governo do Paraná disponibilizou a vacina contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade. A medida segue diretriz do Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e prevenir formas graves da doença. “Constatamos maior incidência de influenza A e vírus sincicial dos últimos dois anos. Os vírus estão circulando no Estado, por isso precisamos aumentar a cobertura vacinal. Estamos solicitando a todas as secretarias de Saúde para intensificar a vacinação nos municípios”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

A coordenadora da Sala de Vacina, Edlene Góes, reforça a importância de vacinação. “A maioria dos óbitos registrados no ano passado foi entre idosos com comorbidades e que já haviam tomado a vacina há mais de seis meses. A proteção começa, em média, 15 dias após a aplicação. Não espere sentir os primeiros sintomas para se vacinar. A vacina salva vidas”, orienta.

Para se vacinar, basta procurar a UBS mais próxima e apresentar documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação. Também é possível atualizar a carteirinha de vacinação no mesmo dia, pois não há contraindicação para receber mais de uma vacina simultaneamente.

Além da vacinação, a Secretaria de Saúde reforça as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde para evitar o contágio e a disseminação da doença: mantenha ambientes ventilados; cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; não compartilhe objetos de uso pessoal (copos, talheres, pratos); utilize lenços descartáveis para higiene nasal; evite contato com pessoas que apresentem sintomas gripais; use máscara durante o período de sintomas gripais; evite aglomerações e espaços fechados; e mantenha alimentação saudável e boa hidratação.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: