
A Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, está com inscrições abertas até esta sexta-feira, 20 de junho, para o serviço Família Acolhedora. A iniciativa tem como objetivo cadastrar famílias interessadas em oferecer, temporariamente, um lar seguro e afetuoso para crianças e adolescentes afastados de seus lares por decisão judicial.
O acolhimento é provisório e não representa um processo de adoção e durante o período em que a situação da criança ou adolescente é avaliada pela Justiça, a família acolhedora tem a missão de oferecer cuidados básicos como alimentação, saúde, educação e apoio emocional, além de proporcionar um ambiente familiar acolhedor e respeitoso.
Segundo a prefeita em exercício, Sandra Jacovós, a proposta garante proteção e bem-estar aos menores em um momento delicado. “Por meio do serviço ‘Família Acolhedora’, oferecemos às crianças e adolescentes um espaço de convivência respeitoso, acolhedor e saudável, fundamental para o desenvolvimento de cada um deles. Por isso, reforçamos a importância deste serviço e convidamos mais famílias a participarem. Nosso compromisso é assegurar a proteção e o bem-estar das crianças até que o Poder Judiciário defina os próximos passos.”
A gestão municipal tem como meta ampliar a rede de acolhimento familiar e fortalecer a política pública de proteção à infância e adolescência. As famílias interessadas passam por capacitação e acompanhamento técnico contínuo, garantindo que o acolhimento seja feito com responsabilidade e afeto.
As inscrições podem ser feitas até 20 de junho por meio do site da Prefeitura, pelo WhatsApp (44) 3127-2415 ou ainda pelo e-mail: [email protected]. Famílias que não conseguirem se inscrever neste período terão uma nova oportunidade no segundo semestre, quando será reaberto o cadastro.
Da Redação
Foto – Reprodução