Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

OUVIR É PRECISO

Começam na segunda-feira as discussões sobre o ′Orçamento Cidadão′. O objetivo é ouvir o povo maringaense sobre suas necessidades elencadas a partir dos itens que considera prioritários.

LOCALIZADAS

Nas assembleias os moradores poderão indicar as prioridades para os bairros e sugerir sobre a aplicação dos recursos públicos. A comunidade pode e deve participar dos debates abertos a todos.

LOCAIS

As assembleias serão realizadas sempre a partir das 19 horas. Hoje na Escola Municipal Odete Ribaroli Gomes de Castro; amanhã na Escola Municipal Toninha Mamprim; dia 24 na Escola Municipal Professora Nadyr Maria Alegretti; dia 25 na Escola Municipal Oscar Pereira dos Santos.

CONSCIENTIZAÇÃO

Opiniões divididas sobre a conscientização de ambulantes clandestinos que agem no centro de Maringá. O trabalho foi feito por equipe de fiscalização da prefeitura.

SEQUÊNCIA

Os fiscais terão perdido tempo se não voltarem com ação efetiva de fiscalização, com apreensão de mercadorias! Os comerciantes que assistiram e esperavam mais das abordagens ficaram decepcionados.

FATURAMENTO

Tem ambulantes que faturam alto nas calçadas centrais de Maringá. Vendem inclusive camisetas, calções, jaquetas, tênis, etc. Tudo falsificado.

VOLUME

É muita mercadoria, também livre de aluguéis, de impostos, de pagamento de salários. Uma prática suspeita que lesa os comerciantes; estes não podem ocupar as calçadas!

BESTEIRA

Comunicar é complicado e às vezes dissemos coisas absurdas. Ontem, por exemplo, ouvi de um comunicador que é melhor um imigrante estar vendendo mercadorias falsificadas do que estar com uma arma na mão!

SEM SAÍDA

Como assim? Deve-se aceitar – e manter – entes maléficos para a sociedade como já propuseram aceitar ladrões de celulares? Quem tem sucesso em roubar vai mudar de “profissão” por que?

PRECONCEITO

Domingo à noite em programa de TV um comunicador de Sarandi abordou longamente o preconceito sobre a área de segurança que segundo ele existe em Maringá contra aquela emergente cidade. Disse que Sarandi é mais segura que Maringá!

SENSAÇÃO

Interessante observar que ele tem certa dose de razão. Segundo populares que conhecem as duas cidades, é mais seguro, por exemplo, anda à noite, madrugada, a pé em Sarandi que em Maringá.

DIFERENÇAS

Ocorre que em Maringá é maior o número de roubos e assaltos a populares em vias públicas, arrombamentos. Em Sarandi a criminalidade que mais chama a atenção é muito violenta, envolve mais os membros de gangues com assassinatos por vingança.

MIGRANTES

Semana do migrante, eles somam 12.240 pessoas em Maringá. A maioria com sotaques hispânicos, procedentes de Venezuela, Haiti, Cuba, Colômbia, Paraguai, Senegal, Nigéria, Afeganistão, Rússia e outros países.

ATENÇÃO

São tantos que a prefeitura trabalha na criação de uma plataforma de mapeamento. Precisa fazer acompanhamento, principalmente de apoio que pode ser prestado pelo serviço público.

O TEMPO

A previsão indica mais chuvas torrenciais entre domingo e segunda-feira. Há risco de geadas amplas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e regiões fronteiriças de São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul nos dias 24 e 25.

DESGASTES

Começa a exploração de uma denúncia que visa prejudicar o bom nome público do senador maringaense Sérgio Moro (União Brasil). O objetivo é desgastá-lo politicamente em razão de ser atualmente o mais forte candidato à sucessão do governador Ratinho Jr.

O CASO

Lá atrás, em 27 de abril de 2024 em uma casa noturna de Curitiba, um assessor do gabinete do senador teria esfregado o órgão genital em outro homem. Esse, ofendido, moveu processo que terá oitivas nos próximos dias. Cabe uma pergunta: o que o senador tem a ver com isso?

COMPARTILHE: