
A Secretaria de Mobilidade Urbana realizou a instalação de um novo modelo de placa de sinalização com LED piscante em faixa de pedestres e a ampliação dos bolsões para motocicletas em cruzamentos estratégicos da Cidade.
A primeira iniciativa entrou em fase de testes na Avenida São Paulo, nº 3.383, em frente à Escola Municipal Professora Miriam Leila Palandri. O equipamento, que funciona de forma autossustentável com energia solar, conta com luzes amarelas piscantes alternadas a cada segundo, operando 24 horas por dia.
Com visibilidade de até 200 metros, a placa tem como principal objetivo alertar motoristas com antecedência sobre a presença da faixa, especialmente em áreas escolares, contribuindo para a redução de atropelamentos.
Segundo a Secretaria, o dispositivo não possui função de fiscalização eletrônica, sendo estritamente preventivo. O projeto está em fase de avaliação por um período de seis meses e, dependendo dos resultados, poderá ser expandido para outros pontos estratégicos do munícipio, como hospitais, unidades de saúde e locais de grande circulação de pedestres.
A Prefeitura também deu início à implantação de novos bolsões exclusivos para motocicletas. A partir de segunda-feira, 23 de junho, a Cidade receberá 30 novos bolsões em cruzamentos de avenidas movimentadas, como Brasil, Teixeira Mendes, Pedro Taques, Morangueira, Mandacaru e Tuiuti, com previsão de instalação em até 60 dias.
Os bolsões são áreas sinalizadas próximas aos semáforos, destinadas exclusivamente para que motociclistas aguardem o sinal à frente dos demais veículos. A medida, regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), busca aumentar a segurança dos condutores de motos e melhorar a fluidez do tráfego nos momentos de abertura dos sinais.
Segundo o secretário em exercício de Mobilidade Urbana, Valdir Pignata, a medida proporciona maior segurança aos motociclistas. “Permitindo que fique à frente dos demais veículos, reduzindo o risco de colisões quando o sinal abre”, explica Pignata.
Atualmente, Maringá já conta com alguns bolsões instalados em pontos como as avenidas Mandacaru e Pedro Taques.
Da Redação
Foto – PMM