Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

MORTES NOS TRILHOS…

Duas vezes em dois meses moradores de rua morreram atropelados pelo trem em Apucarana. O último ainda não identificado, com cerca de 80 anos de idade, foi atropelado no domingo à tarde.

DORMIRAM

Segundo o maquinista, como aconteceu em uma curva, quando viu o homem sobre os trilhos já não deu tempo para frear a composição. Nos dois casos, os indigentes estavam dormindo sobre os trilhos.

ESPETÁCULOS

Espetáculo circense com teatro, dança e música, “Palhaços Cantores do Sou Arte” começou ontem em Marialva e vai também a Ubiratã e Altamira do Paraná. Para público escolar reunido em ginásios de esportes, patrocinado pela Rouanet e prefeituras.

EMPREENDER

A ACIM lança seu programa de sucesso “Empreender” nesta quarta-feira próxima durante reunião da associação dos municípios de Campo Mourão, ACICAM. O objetivo é congregar autoridades e empresários em torno de iniciativas conjuntas.

MFC RUN

Sucesso nos campos, o Maringá Futebol Clube também passará a promover corridas de rua. A primeira já está marcada para o dia 24 de agosto. Serão três disputas paralelas, de 3,5 km, 5 e 10 km, com largadas e chegadas no Estádio Regional Willie Davids.

CAMPEÃO EM DOAÇÃO

O paranaense é solidário com o próximo. É o que mostra levantamento da Secretaria de Saúde. Somos o Estado campeão na doação de sangue. Temos 242.942 doadores cadastrados, cerca de 2,1% da população.

SUPERAÇÃO

Esse índice é maior que a média nacional que varia entre 1% e 1,8%, e da faixa recomendada pela Organização Mundial da Saúde, de 1% a 3% da população. Das 22 Regionais de Saúde do Paraná, 18 superam a média nacional de doadores (acima de 1,8%) e quatro estão dentro desse índice.

IMBATÍVEL

No cenário geral, destaque fica para a cidade de Bom Jesus do Sul, município do Sudoeste do Estado. Dentre os moradores, 5% são engajados e participam como doadores nas campanhas que abastecem transfusões que salvam vidas.

CARREGADA

Diferente de anos anteriores, a Câmara de Maringá registra alta produtividade de proposições dos vereadores e multiplica o trabalho da Comissão de Constituição e Justiça presidida por Flávio Mantovani. Somente na reunião de hoje estudarão e decidirão sobre 10 projetos de lei.

SEGURANÇA

O primeiro tema em discussão é importante e tardio. Proposta do vereador Willian Gentil, dispõe sobre a necessária presença de profissional de segurança em cada um dos estabelecimentos de educação e de ensino de Maringá.

APOIO

Outro projeto, do mesmo vereador, isenta mulheres gestantes do pagamento do sistema de estacionamento rotativo EstaR. Valeria para as áreas onde elas precisam estacionar para consultas em clínicas e hospitais.

A DISCUTIR

Essa matéria é polêmica e deverá causar muitas discussões entre os vereadores. Outras pessoas que necessitam de consultas e atendimentos médicos não têm isenção. O que as grávidas na verdade precisam não é isenção, mas vagas específicas. E não estão previstas.

MERITÓRIA

Outra matéria interessante, do mesmo vereador, ”Assegura o direito à utilização gratuita do transporte coletivo urbano de passageiros aos Policiais Civis e Militares e aos integrantes da Guarda Municipal”. Válida e útil para aumentar a segurança para motoristas e passageiros.

CÂMERAS

A segurança pública melhorou muito em Maringá nos últimos anos, graças à existência de câmeras de segurança particulares – e algumas públicas – voltadas para a rua e áreas públicas. Isso torna interessante uma proposta do vereador Uilian da Farmácia: a obrigatoriedade da instalação de câmeras junto com os equipamentos obrigatórios dos novos loteamentos.

ORÇAMENTO

A prefeitura iniciou ontem uma nova rodada das assembleias populares para discutir a aplicação dos recursos públicos, o Orçamento para o próximo ano. Hoje o Orçamento Cidadão será discutido na Escola Municipal Toninha Mamprim; amanhã na Escola Municipal Professora Nadyr Maria Alegretti.

CHANCE

Cada assembleia é uma oportunidade, única, para os cidadãos dos bairros próximos discutirem as necessidades locais. E proporem soluções, pois com certeza os moradores conhecem e sentem o que falta. O administrador da cidade tem percepções gerais, é pouco afinado com relação a detalhes que muitas vezes são importantíssimos.

VACINAS

A Secretaria de Saúde de Maringá estende a vacinação contra a gripe ao campus da UEM. Repete hoje, a partir das 9h, a mesma ação realizada ontem no Restaurante Universitário quando vacinou professores, acadêmicos e colaboradores, além de comunidade externa a partir de 7 anos de idade.

MATADORES

A Polícia Civil de Sarandi cumpriu, ontem cedinho, dois mandados de prisão temporária, apreensão de menores e três mandados de busca domiciliar. O objetivo foi esclarecer dois homicídios ocorridos na cidade. Ambos com característica de execução.

TRÁFICO

Sarandi é palco, há vários anos, de uma briga de gangues por espaço do tráfico de drogas. Registrou um grande número de homicídios não só por vingança, mas também por determinação de traficantes que utilizam de menores como pistoleiros. A polícia segue pistas para chegar a esses “patrões”

TABELA

Segundo investigações já realizadas, um menor executou um homicídio por R$ 7 mil. E o maior, coautor do crime, fugiu. A quantia contratada foi até considerada alta. Execuções teriam sido feitas por valores muito menores.

COMPARTILHE: