
A Prefeitura de Maringá zerou a fila de espera para o recolhimento de inservíveis e ampliou a eficiência dos serviços de limpeza urbana no município. Desde o início do ano, 100% dos 9.830 protocolos registrados na Ouvidoria Municipal foram atendidos, o que resultou na retirada de mais de mil toneladas de itens como sofás, móveis e colchões descartados pela população.
Com a reorganização do setor e a adoção de estratégias de planejamento, o tempo médio para atendimento caiu drasticamente. No começo do ano, a média era de 30 dias e atualmente, o serviço é realizado em até três dias, dependendo da localização. “Reorganizamos o setor, com mais eficiência e planejamento estratégico aos serviços, e hoje nosso atendimento passou a ser quase instantâneo”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.
O avanço se estende a outros serviços de coleta. No mesmo período, foram atendidos 1.206 protocolos para recolhimento de eletrônicos, com um total de 35,65 toneladas recolhidas. A coleta de vidro, que segue programação semanal, registrou 272 novas solicitações, somando 120,96 toneladas.
Já a coleta seletiva recolheu 2.915,28 toneladas de recicláveis, atendendo 100% dos bairros residenciais da área urbana, além dos distritos de Floriano e Iguatemi.
Para dar conta da demanda crescente, a Secretaria de Limpeza Urbana ampliou a frota de veículos com a inclusão de três caminhões baú e novas equipes de trabalho. Com isso, Maringá passou a contar com 16 caminhões dedicados à coleta de resíduos: 13 deles exclusivos para a coleta seletiva e três para o recolhimento de inservíveis.
Moradores podem solicitar o recolhimento de inservíveis, eletrônicos e vidros pela Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou pelo site da Prefeitura. A coleta seletiva é feita porta a porta, conforme calendário disponível online.
Da Redação
Foto – PMM