
Maringá está entre os municípios estratégicos para a expansão da rede de gás natural promovida pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas). A empresa lançou nesta semana uma chamada pública para a aquisição de gás natural e biometano, com o objetivo de contratar cerca de 250 mil metros cúbicos por dia (m³/dia) para atender o mercado cativo a partir de 2026, complementando os contratos já vigentes.
A expansão da rede na Cidade inclui a construção de aproximadamente 19 quilômetros de dutos, especialmente na região do Parque Industrial, ao longo da Avenida Prefeito Sincler Sambatti, facilitando o fornecimento de gás para indústrias locais e fomentando o desenvolvimento econômico do município.
No total, a Compagas prevê investir R$ 100 milhões até 2029 para ampliar a rede nos polos Norte e Noroeste do Paraná, que incluem Londrina e Maringá.
“Estamos em um momento de forte expansão, com investimentos estimados em R$ 500 milhões até 2029 para levar o gás canalizado a novos municípios e incluindo a distribuição de gás renovável, o biometano. Contratar suprimento com mais competitividade é essencial para acelerar o desenvolvimento do Paraná e apoiar uma transição energética segura e eficiente”, afirma Eudis Furtado Filho, CEO da Compagas.
Segundo ele, a contratação de suprimentos mais competitivos é fundamental para acelerar o crescimento do Paraná e garantir uma transição energética eficiente e sustentável.
Além de Maringá, a chamada pública também contempla projetos de expansão em outras regiões estratégicas, bem como contratos para períodos sazonais e modalidades interruptíveis, buscando diversificar o portfólio de suprimentos da companhia e reforçar a segurança energética do Estado.
As empresas interessadas em participar do processo têm até o dia 23 de julho para enviar suas propostas pelo e-mail [email protected].
Da Redação
Foto – Reprodução