Início Destaques do Dia Silvio Barros comenta novidades de sua viagem ao Japão

Silvio Barros comenta novidades de sua viagem ao Japão

Com o objetivo de atrair novos investimentos e fortalecer a economia local, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, cumpriu agenda no Japão entre os dias 14 e 21 de junho. A viagem, que coincidiu com as comemorações dos 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, teve caráter político e estratégico, abrindo canais de cooperação técnica e econômica e posicionando Maringá como referência nacional em sustentabilidade, educação e cultura japonesa.

Segundo Barros, os principais objetivos da missão foram alcançados. “A viagem foi acima de tudo política, para a comemoração dos 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Foi importante porque abriu alguns novos canais de cooperação técnica e econômica e posicionou Maringá como referência em sustentabilidade, educação e cultura japonesa no Brasil”, afirmou o prefeito.

Entre os destaques da agenda, está o início de tratativas com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para a formalização de apoio técnico e possivelmente financeiro ao programa Lixo Zero e à implantação de novos parques na Cidade. Também foi discutida uma possível parceria para a criação de um Jardim Botânico em Maringá, inspirado no renomado Jardim Botânico Makino, do Japão.

No campo do turismo, Barros propôs ao Ministério do Turismo japonês que o Parque do Japão, em Maringá, seja utilizado como vitrine dos principais atrativos turísticos do país asiático.

Ainda, solicitou que o município seja promovido como destino para turistas japoneses que visitam o Brasil. “Ressaltei a importância estratégica de usarem os tratados de irmandade com as cidades brasileiras como instrumento de promoção turística, explorando melhor as relações de amizade”, explicou.

Outro ponto relevante da viagem foi a visita à escola profissionalizante Ryoma College, que oferece cursos voltados às demandas do mercado, como, tecnologia da informação, design virtual, desenvolvimento de games, enfermagem e contabilidade. A instituição firmou um protocolo de intenções com a Escola Mater Dei, de Maringá, para promover intercâmbios estudantis e trocas de experiências entre as duas instituições.

Na área empresarial, o prefeito mencionou o interesse da tradicional empresa japonesa Shibuya Group, especializada na produção de doces de batata-doce, em instalar uma fábrica no Brasil. Maringá está entre as regiões consideradas para receber o investimento. A empresa é líder nacional na produção de imokenpi, petisco cristalizado típico japonês feito de batata-doce.

Ao avaliar os frutos da missão internacional, Silvio Barros destaca o impacto positivo da viagem para o desenvolvimento da Cidade. “A missão foi produtiva e estratégica para o futuro de Maringá e reforçou o prestígio internacional da nossa cidade. Maringá é um nome conhecido dos japoneses. Temos o maior jardim japonês do País como uma homenagem à importante contribuição da comunidade nipônica à economia, à cultura e à política maringaense. Essa missão abriu portas para investimentos japoneses e fortaleceu parcerias institucionais e culturais que trarão benefícios para Maringá em áreas como meio ambiente, educação, turismo e desenvolvimento econômico”, concluiu o prefeito.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: