
A Prefeitura de Maringá pretende ampliar significativamente o número de vagas do Estacionamento Rotativo (EstaR) na Cidade. Segundo o secretário em exercício da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Valdir Pignata, a projeção é passar das atuais 4 mil para 11 mil vagas, quase o triplo da capacidade atual.
A ampliação deve acompanhar a modernização do sistema, que vem sendo digitalizado desde 2023. Além do aumento na oferta, a fiscalização também deve se tornar mais tecnológica. Atualmente, dois veículos equipados com câmeras auxiliam na verificação do uso correto das vagas, e a expectativa é ampliar essa frota, embora ainda não haja uma data definida para isso.
A fiscalização presencial continua sendo realizada por servidores, mas a meta da gestão municipal é, aos poucos, realocar todos os funcionários do EstaR para outras funções na Semob.
A gerente do EstaR, Janaína Ferreira, explicou que parte da equipe já foi transferida para atuar em áreas relacionadas ao trânsito dentro da secretaria. No entanto, ela reforça que a presença dos fiscais nas ruas ainda é fundamental para o funcionamento adequado do sistema. “Alguns servidores continuam atuando na fiscalização normalmente, enquanto outros foram direcionados para trabalhos internos na Semob”, afirmou.
A transformação do EstaR começou com um contrato assinado em março de 2023 com uma empresa especializada, responsável por implantar o novo modelo digital.
O sistema substituiu os antigos cartões de papel e pagamentos em dinheiro por uma plataforma mais moderna, acessível via aplicativo. Com ela, o motorista pode cadastrar veículos, carregar créditos e pagar com cartão, PIX, dinheiro ou celular.
Outra mudança ocorreu em maio deste ano, quando o atendimento presencial do EstaR foi transferido para a sede da Semob. O serviço passou a ser oferecido também por meio de 20 totens de autoatendimento instalados em prédios públicos da região central e mais de 60 pontos de venda espalhados por Maringá.
Da Redação
Foto – Reprodução