Início Colunistas Cliente não é @rroba

Cliente não é @rroba

Também não é LEAD OU ENDEREÇO DE E-MAIL. CLIENTE é ser humano, é UMA PESSOA, é jovem, é adulto, é idoso, é homem, é mulher, tem SENTIMENTOS, tem DORES, tem EXPECTATIVAS.

Ele COMPRA o que você vende, muitas vezes com o ORÇAMENTO APERTADO, e justamente precisa da sua AJUDA DE VENDEDOR para consolidar o negócio. Qual a diferença de LEAD com CLIENTES? Está longe de ser um segredo que conseguir novos clientes e manter os atuais, é um dos principais objetivos da maioria dos negócios. Mas, infelizmente, OS CLIENTES NÃO CAEM DO CÉU. Ao contrário, a jornada envolve procurar e encontrar o potencial comprador e fazê-lo se interessar pelo seu produto ou serviço. Se o seu cliente perceber isso, VOCÊ VAI VENDER COMO NUNCA.

E aqui entra a Inteligência Emocional que aciona a motivação. SE VOCÊ NÃO FIZER SUA VIDA PROGREDIR, NINGUÉM O FARÁ. Uma das coisas que falo na palestra é o seguinte: Não posso garantir que vai dar certo, mas uma coisa eu posso garantir: Se você não fizer, não vai dar certo. Acabo sendo muito procurado por muita gente que reclama dizendo que não estão progredindo. Quando peço que descrevam o que acham que está errado, a maioria só vem com queixas sobre outras pessoas. O problema é um só. São pessoas que precisam de aprovação. Uma vida de expectativa é uma vida de desapontamentos. Tentar obter a aprovação dos outros é viver com medo. Afinal, a riqueza é CRIAÇÃO E não REAÇÃO.

Então, vivemos primeiramente por ondas. Primeiro, de um século para cá, foi criado o carro. Daí a pessoa não queria ir nem no vizinho de rua a pé. E isso provocou um sedentarismo do corpo. Daí veio outra onda, chamada academia para matar esse sedentarismo. E agora, vem um tsunami chamado de IA Inteligência Artificial ou como alguns queiram, ChatGPT e provoca um sedentarismo neuropsicológico, a máquina pensa e faz por você. O que isso vai provocar no futuro do mundo?

Como disse, clientes não são @arrobas, ou endereços de e-mails ou leads. São pessoas que não estão preocupadas com seus gigas, megas ou rebimbocas da parafuseta. Não entram na sua loja apenas porque a propaganda dela é legal, ou porque você é bonito ou porque o preço é baixo. Eles só entram lá porque precisam de ajuda. Tratar pessoas como números é muito fácil, mas nem é o que elas querem nem o que precisam. Elas querem humanismo de atendimento, mesmo com todas as tecnologias.

Na verdade, vai ficando insuportável, todo esse aparato de robôs que fazem o atendimento e você se sente um ninguém. Não sou contra tecnologia em hipótese nenhuma, mas sou contra a desumanização de atendimento. E um mau atendimento depõe contra a marca, contra a empresa, contra a carreira, contra o seu mundo.

LIBERTE-SE de crenças limitadoras. Muita gente fracassou antes de VIRAR A MESA. Dificilmente você será O MELHOR sem antes ter sido O PIOR. Quero dizer que O SUCESSO surpreendente sempre se deve à descoberta de uma NOVA FORMA DE PENSAR. Quando fui estudar, entender o mercado americano, acabei vendo que CRIAR RIQUEZA é diferente de DESCOBRIR RIQUEZA. Não à toa, a frase que muito fez sentido aí é: DINHEIRO NÃO SE GANHA, SE FABRICA.  Isso mostra a importância de se aproveitar de alguma circunstância externa temporária, ou seja, PRODUZIR sucesso, ou riqueza, a partir do seu interior – de encontrar O LUGAR dentro de VOCÊ, algo que te faz sentido, algo que te faz se sentir bem com aquilo que trabalha ou produz. Finalizando, Quanto mais você ter a mentalidade de CRIAR RIQUEZA, essa crença será fortalecida e os resultados irão acontecer.

Então, olhe para a pessoa do cliente como ser humano, mesmo que você use leads e @rrobas para trazê-lo ao seu negócio. Afinal, quem consome, quem usa, é ser humano.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: