
A Prefeitura de Maringá anunciou uma nova iniciativa para enfrentar a evasão escolar. Publicada no Diário Oficial do Município na semana passada, uma instrução normativa da Secretaria de Educação regulamenta o “Plano de Atendimento Pedagógico Individualizado” (Papi), que visa recuperar estudantes com histórico de reprovação e alto índice de faltas, especialmente aqueles em situação de distorção idade/série.
O objetivo do Papi é oferecer uma nova chance a alunos que, mesmo com repetências anteriores, continuam se ausentando das aulas e correm risco de nova reprovação por excesso de faltas.
A diretora de Ensino da Seduc, Priscila Aparecida Tencati, comentou que objetivo do plano é fazer um atendimento aos alunos que estão na distorção idade/série, especialmente no 5º ano e proporcionar um plano de acompanhamento individualizado para que o estudante retorne à escola.
Serão criadas Comissões específicas para cada caso e, se o estudante apresentar progresso no plano individualizado, poderá ser submetido a uma nova avaliação pelo Conselho Escolar, que decidirá sobre sua possível aprovação ao fim do ano letivo, mesmo que ele tenha ultrapassado o limite de faltas. A medida será aplicada já no segundo semestre.
Da Redação
Foto – Reprodução