Início Destaques do Dia Legislativo aprova Sala de Imprensa Jornalista Verdelírio Barbosa

Legislativo aprova Sala de Imprensa Jornalista Verdelírio Barbosa

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira, o projeto de lei que denomina a sala de imprensa da Câmara Municipal de Maringá “Jornalista Verdelírio Barbosa”, homenagem que reconhece a trajetória do fundador do JORNAL DO POVO e os 60 anos de profissão dedicados à imprensa de Maringá, da região e do Paraná. O projeto será discutido novamente na sessão de amanhã em segunda discussão e prevê além do letreiro na entrada do espaço reservado aos veículos de comunicação, um quadro com a foto do jornalista e um breve currículo.

O autor do projeto, vereador Ângelo Salgueiro, fez uso da tribuna para agradecer os colegas edis pela aceitação positiva da proposta. “A intenção em colocar o nome do Verdelírio na sala de imprensa da Câmara existe desde a minha primeira campanha para vereador, foram três eleições para me eleger e agora concretizar essa homenagem que faz jus ao legado do grande jornalista que tanto contribui para a história de Maringá. Quando conheci o Verde, em 1995, já tinha uma admiração profunda pelo profissional e pelo ser humano solidário, atencioso, ético e respeitado por toda a Cidade. Nem imaginava que um dia ele seria meu sogro e que teríamos uma longa e bonita relação familiar. A história dele é marcante e deve ser eternizada. Nada mais justo do que a sala reservada aos jornalistas carregar o nome de alguém que viveu e valorizou tanto esse espaço.”

A presidente do Legislativo, Majô, destacou que a solicitação do vereador é muito nobre e por isso foi acatada pela Casa, já que não é de praxe dar nomes em forma de homenagem dentro do espaço público. “Pelo respeito e reconhecimento ao jornalista Verdelírio Barbosa aderimos e apoiamos a homenagem”.

Para o vice-presidente da Câmara, Sidnei Telles, o jornalista recebe todos os méritos por ter mantido mesmo em momentos difíceis o Jornal do Povo funcionando e pela importância do seu trabalho para o jornalismo paranaense. Essa homenagem honra sua história”.

Para a vereadora Ana Lúcia além de marcar seu nome na história maringaense, Verdelírio também marcou o início da sua vida pública. “Sou suspeita para falar do Verde e através de seu programa na TV fui introduzida no cenário político. Suas opiniões sempre forte e assertiva me guiaram em muitas ocasiões. Tenho orgulho e sou grata por fazer parte desse momento que deixará para a posteridade o nome do nosso saudoso Verde”.

O edil William Gentil comentou sobre a pessoa querida e comprometida. “Ele sempre foi um jornalista sério que colocava o bem comum para os maringaenses acima dos interesses. Muitas vezes sentei ao lado do Verde para acompanhar as sessões e agora ele estará presente, mesmo que com sua foto, acompanhando as ações da Câmara”.

Luiz Neto emocionou-se ao falar da sua história e do início de sua participação como comentarista na imprensa. “Devo muito ao Verde, aprendi muito com ele e dou meu total apoio ao projeto de lei que presta essa importante e justa homenagem. Parabéns Angelo Salgueiro pela proposição e parabéns à família do nosso inesquecível Verdelírio”.

Para o vereador Mário Verri a convivência com o jornalista sempre foi produtiva, respeitosa e de aprendizado. “Uma pessoa que conversava com todo mundo e nunca deixou de atender ninguém. O Verde é um marco no jornalismo e esse reconhecimento é do Legislativo e de toda Maringá”.

As palavras de respeito e admiração dos vereadores encheram de orgulho e emoção a filha do jornalista, Dayani Barbosa, que acompanhou a sessão e agradeceu aos vereadores pela significativa e honrosa homenagem. “Sem dúvida é um momento especial e de alegria para a equipe do Jornal do Povo, para nós (filhos) e para todos os colegas jornalistas que sempre conviveram e aprenderam com meu pai, inclusive na sala de imprensa que terá seu nome e que era muito frequentada por ele. Hoje, ele está feliz lá do céu e nós mais ainda em fazer parte desse momento que marcará o nome Verdelírio Barbosa para sempre. Obrigada a todos”.

Da Redação
Foto – Arquivo JP

COMPARTILHE: