
O avanço das obras do Eixo Monumental e da Praça Renato Celidônio, no centro de Maringá, tem provocado insatisfação entre motoristas e moradores. Um dos principais pontos de reclamação é o estado precário do asfalto na Avenida Tiradentes, especialmente no trecho entre o cruzamento com a Avenida Papa João XXIII e o entorno da Catedral de Maringá. Buracos e diversos detritos deixados por máquinas pesadas atrapalham motoristas e pioram a situação do asfalto.
A situação preocupa quem passa diariamente pelo local, como o motorista Joacílio Helene Mascari, que considera a condição do asfalto “vergonhosa”. “É perigoso e também fica feio para a cidade, ter a Catedral, tão bonita e o grande símbolo de Maringá, com o asfalto dessa maneira. À noite, a falta de iluminação deixa tudo ainda mais perigoso”, relatou.
Ele também comentou sobre a presença de diversos buracos ao longo da avenida, que atrapalham o tráfego em uma das vidas. “Se você anda pela via ao lado da Praça, o espaço já fica extremamente reduzido devido as obras e ainda é preciso praticamente fazer um ‘zigue-zague’ para desviar dos buracos na pista”, declarou.
Além dos buracos e da má conservação da pista, moradores também apontam os efeitos colaterais das obras na região central, que envolvem grandes máquinas e intervenções pesadas em vias próximas à praça e à Catedral. Para Girlaine Soares Oliveira, moradora próxima da região, o problema vai além da estética e reflete um desgaste generalizado.
“O asfalto também é prejudicado com as máquinas grandes que fazem as obras do Eixo Monumental na região da catedral e da praça ao lado. Realmente, não tem recape que aguente. Sinceramente, não aguento mais obras e espero que, depois que tudo terminar, ao menos o asfalto fique um pouco melhor e aguente mais tempo”, afirmou Oliveira.
HISTÓRICO
A Avenida Tiradentes já passou por três recapes nos últimos anos. Em junho de 2022, o então prefeito Ulisses Maia declarou que o serviço precisaria ser refeito porque o pavimento aplicado por uma empresa contratada havia sido de baixa qualidade.
A última intervenção, realizada em 2023, foi executada por equipes da própria Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
PREFEITURA
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá, o trecho da Avenida Tiradentes em frente à Praça da Catedral faz parte do projeto do Eixo Monumental, cujas obras estão em andamento.
Em nota ainda informa que neste ponto será criada uma faixa elevada unindo as duas praças (Praça da Catedral e Praça da Prefeitura). As intervenções na pista próxima a Catedral serão iniciadas ainda neste mês e, em setembro, as equipes iniciam o serviço na outra pista. Durante a execução das obras na Avenida Tiradentes, o fluxo de trânsito estará liberado em contrafluxo.
“As intervenções no canteiro central da Avenida Tiradentes, que ganhará novo paisagismo, começarão em outubro, após a finalização do serviço na via, e tem previsão de término ainda em 30 de outubro”.
Em relação aos demais trechos da Avenida Tiradentes, a Prefeitura informa que a via foi totalmente recapeada por uma empresa terceirizada em anos anteriores e, devido à má qualidade do serviço, houve rescisão do contrato e aplicação de sanções previstas. Há uma ação na Justiça referente a este contrato e a administração avalia as medidas legais para resolução do problema.
Da Redação
Foto – Alexia Alves