
O transporte coletivo urbano e metropolitano de Maringá poderá ser paralisado a qualquer momento a partir da 00h do dia 7 de julho, próxima segunda-feira. A decisão foi comunicada oficialmente pelo Sindicato dos Trabalhadores em Veículos Rodoviários de Maringá (Sinttromar) por meio de edital de notificação de greve divulgado hoje, no Jornal do Povo.
A paralisação foi aprovada em assembleias realizadas no último dia 28 e envolve motoristas e cobradores das empresas Transporte Coletivo Cidade Canção Ltda. e Cidade Verde Transporte Rodoviário Ltda., responsáveis pela operação do sistema público na Cidade e região.
Entre as principais reivindicações da categoria estão melhores condições de trabalho, escalas menos exaustivas, reforço na segurança dos trabalhadores e o retorno do plano de saúde, um dos pontos considerados essenciais pelos motoristas. O Sinttromar aguardava uma contraproposta da empresa responsável desde do último dia 30 e não aceitou as ofertas.
Na tarde de ontem, uma reunião foi realizada entre o sindicato e representantes das empresas para tentar um avanço nas negociações. De acordo com o Sinttromar, a expectativa era de que a empresa se aproximasse das reivindicações e acolhesse parte das demandas para evitar a paralisação.
Ainda assim, o sindicato alerta que a greve poderá ser deflagrada a qualquer momento após a meia-noite do dia 7, em conformidade com a Lei nº 7.783/89 (Lei de Greve). O Sinttromar também notifica a população usuária do serviço para que esteja atenta a possíveis interrupções ou alterações na operação do transporte coletivo nos próximos dias.
A direção da empresa de transporte coletivo disse que emitirá uma nota para a imprensa assim que for notificada
Da Redação
Foto – Reprodução