
Uma pesquisa realizada pelo instituto Radar Inteligência revelou que 89% dos pais de estudantes das escolas de Maringá e região participantes do programa Parceiro da Escola aprovam as mudanças implementadas no primeiro semestre da iniciativa.
O levantamento, divulgado ontem, mediu a percepção de pais e responsáveis de alunos das 82 escolas estaduais do Paraná contempladas pelo programa, incluindo unidades maringaenses.
A pesquisa foi realizada ao longo do mês de junho e ouviu 2.002 responsáveis em 15 Núcleos Regionais de Educação (NREs). Os resultados mostram um alto nível de aceitação do modelo, que tem como objetivo melhorar a gestão educacional e administrativa das escolas por meio de parcerias com instituições especializadas.
Em todo o Paraná, 84,2% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o modelo a outros pais, enquanto 92,2% disseram perceber cuidado da escola com os filhos. Entre os entrevistados, o grupo das mães apresenta o maior índice de aprovação, com 87,1%.
PROGRAMA
O programa Parceiro da Escola passou a ser implementado em 2025 e tem promovido mudanças tanto na gestão quanto na estrutura das escolas. A proposta consiste em descentralizar e profissionalizar a administração das unidades, permitindo que diretores concursados concentrem esforços no acompanhamento pedagógico dos alunos, enquanto empresas parceiras assumem a gestão administrativa e de infraestrutura. Em Maringá, a gestão é feita em parceria com a empresa Impulso.
Entre os resultados mais visíveis, a pesquisa aponta a redução de aulas vagas, já que as reposições são exigidas contratualmente, além de melhorias nos ambientes escolares, como reformas, entrega de novos equipamentos, kits escolares e uniformes. Mais de 91% dos pais classificaram como “bom” ou “ótimo” o fornecimento de materiais escolares, enquanto 97,9% consideram a entrega de uniformes gratuita como “importante” ou “muito importante”.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) também divulgou dados administrativos e pedagógicos que apontam impacto direto nas escolas. Segundo a pasta, 99% das unidades participantes não registraram aulas vagas no primeiro semestre, e 67% aumentaram o número de observações pedagógicas em sala. Além disso, 45% dos diretores passaram a participar com mais frequência de programas de formação continuada.
Em relação à infraestrutura, 46% das escolas com necessidade de reparos estruturais relevantes já possuem planejamento de intervenção, e 95% dos diretores avaliam positivamente os serviços de limpeza. A alimentação escolar também recebeu aprovação de 99% das direções escolares.
Da Redação
Foto – SEED-PR