
PRIMITIVOS
A coluna cantou a pedra, dias atrás, sobre a violência que permeia a vida dos moradores de rua em Maringá. Que eles resolvem diferenças com paus e pedras. Dito e ocorrido, no sábado.
PEDRADAS
Emerson Soares Angelim, 38 anos, não morreu porque fugiu da Rua Fernão Dias para a Avenida Carneiro Leão, onde foi socorrido. Foi espancado por três, apedrejado na cabeça e está internado no HU.
PETISTAS
O PT de Maringá injeta sangue novo no diretório para os próximos quatro anos. O vereador Mário Verri (59 anos) não concorreu e chapa única presidida por Emar Mariucci Junior (35) que teve 222 votos de 245.
RENOVAÇÃO
“O objetivo é renovar”, explica o vereador que trabalha para ser deputado estadual. Em disputa anterior teve 27.500 votos e agora pretende subir para a Alep através de uma campanha forte, regional.
PRONTIDÃO
Já o irmão Ênio, presidente da Itaipu Binacional, não disputará reeleição para a Câmara Federal. Está à disposição do partido, pronto, se houver necessidade do sacrifício de sair a senador ou governador.
TUCANÃO
O empresário Evandro Oliveira (Evandro da Unifamma), cede aos apelos do PSDB na região. Pelas reuniões em que participa os tucanos estão empenhados. Querem representante regional na Assembleia.
DESENVOLTURA
Com a candidatura a prefeito de Maringá, Evandro amadureceu muito politicamente. Tem imagem vigorosa de empresário vencedor, trabalha incansavelmente e tem ótimas ideias políticas.
FALHA
Por conta de falha na prestação de contas da Educação, 35 municípios podem perder repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
ALERTA
O Tribunal de Contas do Paraná alerta que para não perderem esses recursos, eles devem preparar e enviar documentações solicitadas até 31 de agosto. Perder o prazo vai causar a perda de 10,5% das receitas repassadas pelo fundo em 2026.
REGIÃO
Muitas dessas cidades são da região: Araruna, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cruzeiro do Sul, Engenheiro Beltrão, Fênix, Ivaiporã, Nossa Senhora das Graças, Paiçandu, Peabiru e Sarandi.
EMPREGOS
Como dizem alguns, “é um pecado a cidade ter tanta oferta de empregos e tantos marmanjos vagabundeando nas ruas”. A Agência do Trabalhador começou a semana com 600 vagas sem necessidade de especialização.
VIGILANTES
Interessante observar que algumas vagas estão ligadas aos moradores de ruas. Eles incomodam tanto na Estação Rodoviária e tocam terror no Terminal Urbano que a prefeitura se vê obrigada a contratar vigilantes.
ENXUGANDO GELO
A Receita Federal apreendeu às 11h de ontem na PR-323, próximo de Paiçandu, uma carreta que transportava contrabando de cigarros. 450 mil maços, prejuízo de mais de R$ 2,25 milhões para os bandidos.
CAMPANHA
A Secretaria de Saúde de Maringá promove blitz de vacinação durante todo o dia no Terminal Urbano. O objetivo é combater principalmente o surto de males respiratórios, o chamado SRAG.
CRIANÇAS
Os pais devem ficar atentos. Pesquisas da saúde pública indicam que a incidência de hospitalizações de crianças continua alta nos Estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Paraná.
PEGANDO
Para manter desimpedido o trecho da Avenida Pedro Taques onde não pode estacionar em horário e rush, ontem às 17h uma blitz estava a toda! Agentes atuavam auxiliados por três caminhões guincho para remoções!
DESVIOS
Ontem a polícia foi atrás do presidente, irmão e advogado do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). Tem desvio de mais de R$ 600 mil na parada.
CRIMINOSOS
A coisa é tão grave que o Ministério Público começou as investigações em 2010 e só agora põe a mão nos ratos. O processo tem denúncias de 120 atos criminosos. Estavam roubando o sindicato.
A ROCHA
O vereador Odair Fogueteiro é um sobrevivente. De todos os vereadores que lá atrás perderam mandatos e continuidade política cargos por empregar parentes, continua atuante.
NÃO SAI
A presidência da Câmara Municipal aguarda nova comunicação judicial para afastá-lo, mas Fogueteiro diz que não procede. Que mesmo com todo esforço do suplente Onivaldo Barris, um processo para afastá-lo, se tiver sucesso, só daqui a 3 anos.