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Maringá terá Central de Atendimento ao Cidadão

Maringá será uma das primeiras cidades do Estado a receber uma Central de Atendimento ao Cidadão, projeto do Governo do Paraná que visa modernizar e unificar o acesso a diversos serviços públicos. A previsão do Estado é inaugurar a unidade local até novembro, dentro da primeira fase de implantação do programa.

O projeto entrou em nova etapa neste mês, com reuniões técnicas entre secretarias estaduais para definir os serviços oferecidos e os fluxos de atendimento.

A Cidade está entre os sete municípios contemplados na fase inicial, que também inclui Curitiba (com duas unidades), Foz do Iguaçu, Londrina, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Umuarama. Os locais onde serão instaladas as centrais já estão em processo de locação.

Inspirado em experiências nacionais e internacionais de atendimento público centralizado, o modelo visa facilitar o acesso do cidadão a serviços estaduais em áreas como saúde, educação, segurança, trânsito, habitação e inclusão social. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com estrutura padronizada, áreas de espera, acessibilidade e estacionamento.

Segundo o superintendente de Governança de Serviços e Dados, Leandro Victorino de Moura, o objetivo é oferecer um ambiente mais eficiente e acolhedor. “Estamos construindo um espaço moderno onde o cidadão poderá resolver diversas demandas do Governo do Estado em um só lugar. É um novo padrão de atendimento público, pensado para facilitar a vida das pessoas”, afirmou.

A unidade de Maringá será operada pelo Consórcio CIX Experience Paraná, que venceu a licitação realizada em junho. O grupo, formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda, será responsável pela implantação, operação e manutenção das centrais. O contrato prevê investimento de R$ 871,3 milhões ao longo de cinco anos.

O modelo tem como destaque a economia: o custo por atendimento será de R$ 27,07, uma redução de quase 70% em relação ao valor atual, o que pode gerar uma economia de até R$ 2 bilhões ao longo do contrato.

As Centrais de Atendimento terão capacidade para realizar até 7 milhões de atendimentos por ano, uma média de 27 mil por dia. Além de garantir conforto e qualidade, o projeto também assegura o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As empresas contratadas deverão usar as informações pessoais dos usuários exclusivamente para execução dos serviços públicos, sob fiscalização do governo estadual.

Da Redação
Foto – Reprodução

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