Início Maringá Conferências de Saúde discutem prioridades para UBS

Conferências de Saúde discutem prioridades para UBS

A população terá, nesta semana, a oportunidade de influenciar diretamente as decisões que vão nortear a saúde pública da Cidade nos próximos quatro anos.

As Conferências Locais de Saúde, que estão sendo realizadas em diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBSs), buscam ouvir sugestões e demandas da comunidade e transformá-las em propostas para o Plano Municipal de Saúde.

As reuniões são abertas ao público e têm como objetivo reunir moradores de cada região para discutir, propor e priorizar ações que atendam às necessidades reais de quem utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

As propostas aprovadas nas conferências locais seguem para a etapa municipal, marcada para os dias 25 e 26 de julho, quando será definido o plano de ações da Secretaria de Saúde para os próximos quatro anos.

De acordo com a organização, a participação popular tem feito diferença nos rumos da saúde local. Propostas como a criação da Farmácia 24h, a construção da UPA da Zona Sul e a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas tiveram origem nas conferências de anos anteriores.

Além de apresentar propostas, os participantes das conferências locais também podem ser escolhidos como delegados para representar suas regiões na etapa municipal. O processo é democrático e visa garantir que todas as regiões da Cidade estejam representadas nas discussões e decisões.

Hoje, 10, quatro UBSs irão sediar conferências em horários distintos. A primeira acontece às 16h na UBS Universo (Extra). Às 18h, os encontros ocorrem simultaneamente nas UBSs Olímpico e Guaiapó/Requião. Já às 19h, a UBS Portal das Torres recebe os moradores da região. Lembrando que a participação é livre, não exige inscrição prévia e é aberta a todos os usuários do SUS.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: