
MATADOR
A estatística de óbitos prova que muito mais que complicado o trânsito em Maringá está perigoso. Neste ano, 20 pessoas já morreram em acidentes nas ruas da cidade.
MOTOCAS
Dentre os agravantes, é preciso registrar que embora não sejam maioria, os motociclistas estão em 50% dos óbitos. Eles também matam pedestres e às vezes outros motocas.
NÚMEROS
A estatística não mostra quantos morrem depois de 30 dias hospitalizados, quando deixam de constar neste registro. Nem os que sofreram sequelas graves, perda de membros, estado vegetativo, etc.
INSTRUÇÃO
Preocupada com motociclistas “voando” pelas ruas para ganhar poucos minutos de tempo em cada entrega, a Secretaria de Mobilidade Urbana fiscaliza, apreende ilegais e também ministra palestras e cursos.
TRANSPORTE
O prefeito Silvio Barros II acompanhou ontem, preocupado, a paralisação do transporte coletivo urbano. Inclusive fez reuniões com empresas e sindicato para buscar o necessário consenso.
TRATATIVA
Em nota oficial a prefeitura informou que desde o início das negociações, ficou consignado que não haveria paralisação enquanto as tratativas estivessem em andamento. Mesmo assim, o sindicato deflagrou a greve.
ROLO
Mesmo com a obra atrasada da PR 317 (Maringá/Iguaraçu) e a empresa afastada, a briga continua com os funcionários. Ontem cerca de 100 deles se reuniram e fizeram manifestação.
COBRANÇA
Os funcionários que cruzaram os braços várias vezes, parando as obras, ainda não receberam pelo trabalho. E nova empresa que deverá concluir os 30% restantes ainda não assumiu o trecho.
BRIGUEIRO
Em Santa Fé há uma grande briga política diferente. Envolve os dois principais protagonistas da última eleição: o prefeito Edson Palotta e seu vice Rafael Augusto Figueira. Não trabalham juntos, nem se cumprimentam.
“EXPLICAÇÃO”
A guerra chegou a tal ponto que o prefeito divulgou uma nota. Diz que o desentendimento existe porque o vice quer o cargo de secretário de Saúde para fazer política. E é taxativo: o vice jamais terá alguma secretaria!
SAÚDE
Secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, ganha reforço importante para as equipes de Saúde da Família em Maringá. A Câmara Municipal aprovou projeto do Executivo e poderão ser contratados 99 técnicos de Enfermagem.
AUMENTO
Cada técnico trabalhará 8 horas por dia e terá salário de R$ 3.325,00. Vão ser expandidas as equipes de Saúde da Família. O objetivo da prefeitura é garantir um atendimento contínuo, humanizado e mais próximo da comunidade.
SOLIDARIEDADE
Dia 19 próximo terá a deliciosa Feijoada Solidária. Em prol da ANPR, um drive thru na sede da entidade, Rua Walter Kaiser 50. Serão dois litros de feijoada, mais acompanhamentos.
PETS
Hoje e amanhã no Centro Comunitário da Vila Morangueira tem bazar solidário em prol da causa animal. Promoção do Projeto Vira-Pet, que atua com resgate, cuidados e adoção responsável de animais em situação de vulnerabilidade.
BLEFE?
Mesmo com o presidente Trump ameaçando taxar nossas commodities com escandalosos 50%, o setor agropecuário local não tem se manifestado. Talvez acreditando que seja apenas um blefe com data futura, 1º. de agosto.
REUNIÃO
Evento marcado antes poderá servir para externar opiniões sobre essa sobretaxa, hoje na Sociedade Rural. É o 2º. Encontro de Pecuaristas de Maringá e Região, promovido pelo Comitê de Pecuária Moderna e Comissão Jovem da SRM.
PATERNIDADE
A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) abriu inscrições para o programa “Meu Pai Tem Nome”, que realiza o reconhecimento de paternidade de forma gratuita. A ação está marcada para acontecer em agosto, em nove cidades do estado.
BUSCA
A ação apresenta a novidade de realizar o reconhecimento inclusive post mortem, quando o possível genitor já faleceu. Também poderão ser realizados reconhecimentos em caso de vínculo socioafetivo – em que a relação entre pai e filho(a) tem como base o afeto e a convivência, em vez da relação biológica.
AMIGO FIEL
Quarta-feira à noite em Apucarana um cãozinho chamado Tico comoveu testemunhas e equipe que atendeu um atropelamento. O cão tentou morder e proteger o dono mesmo morto.
MORTE NO TRÁFICO
Perto de Umuarama a Polícia Rodoviária foi surpreendida ao atender um capotamento com morte. Era um veículo de luxo XC60, blindado, carregado com maconha. O motorista de 33 anos morreu no local.