
Três novas mortes causadas por complicações de síndromes respiratórias foram registradas em Maringá, segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Duas das vítimas morreram por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e uma por Influenza A (H1N1).
De acordo com o boletim, o município já contabiliza 56 casos e sete mortes por Influenza A (H1N1) pdm09, além de duas infecções e um óbito por Influenza A (H3) sazonal. Também foram registrados 49 casos e quatro mortes por Influenza A não subtipada, além de dois casos isolados de Influenza B.
Ainda conforme o informe, há 205 casos e seis óbitos associados a SRAG por outros vírus respiratórios, e 26 casos com sete mortes por Covid-19. Os dados fazem parte do monitoramento da Síndrome Gripal (SG) e da SRAG no Paraná, atualizado até a 27ª semana epidemiológica, que compreende o período de 29 de dezembro de 2024 a 5 de julho de 2025.
No total, o Estado já notificou 16.687 casos de SRAG com hospitalização neste período. Destes, 2.584 (15,5%) foram confirmados como causados por Influenza; 577 (3,5%) por Covid-19; 4.489 (26,9%) por outros vírus respiratórios; 84 (0,5%) por outros agentes etiológicos; 6.554 (39,3%) não tiveram a causa definida; e 2.399 (14,4%) ainda aguardam confirmação laboratorial.
Os principais sintomas das SRAGs incluem febre, calafrios, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, alterações no olfato e paladar, falta de ar, desconforto respiratório, dor ou pressão no peito, saturação de oxigênio abaixo de 95% e coloração azulada dos lábios ou rosto.
VACINAÇÃO
Na Cidade, a campanha de vacinação contra a gripe terá reforço especial neste fim de semana. Em parceria com a Prefeitura, o shopping Maringá Park será ponto de imunização nos dias 12 e 13 de julho, oferecendo mais uma alternativa para quem ainda não se vacinou neste ano.
A aplicação das doses será realizada no 1º piso do shopping. No sábado (12), o atendimento será das 10h às 19h. Já no domingo (13), a vacinação acontece das 12h às 19h.
A vacina é gratuita e está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento com foto, CPF e a carteirinha de vacinação.
A ação faz parte das estratégias da Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura vacinal e reduzir os riscos de complicações causadas pelos vírus da gripe. Já foram realizadas ações de vacinação no Shopping Avenida Center, no Terminal Urbano, no Restaurante Universitário e no Paço Municipal.
Da Redação
Foto – Reprodução