Início Policial Clima de pavor na aldeia com assassinato de jovem indígena

Clima de pavor na aldeia com assassinato de jovem indígena

O crime bárbaro ocorreu no final de semana na Aldeia Yvyju Avary em Guaíra e um grupo criminosos denominado “Bonde do N.C.S.O”
ameaça banho de sangue nas comunidades Ava Guarani

O corpo de Everton Lopes Rodrigues, de 21 anos, foi encontrado em área rural de Guaíra decapitado. Com a vítima foi deixada uma carta contendo ameaças contra indígenas. A carta, em linguagem recheada de ódio, faz menção direta ao conflito com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e ameaça invadir aldeias, atacar e incendiar ônibus com crianças dentro. Os criminosos ameaçam atacar também a Força Nacional de Segurança, que atua na região para proteger os povos originários.
Diante desses fatos o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) passou a acompanhar o caso, em articulação com autoridades locais e federais. No Paraná, o programa monitora 19 lideranças Ava Guarani , que estão sob ameaça. O Governo Federal, através do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, manifestou preocupação com o assassinato do jovem indígena, filho do cacique Bernardo Rodrigues Diegro.

A Aldeia Yvyju Avary está em polvorosa, temendo novos assassinatos e o cumprimento das ameaças contidas na carta recolhida pela Polícia Civil do Paraná. O crime acirra ainda mais o clima de tensão em áreas indígenas localizadas na região de fronteira.

Redação JP
Foto – G!

COMPARTILHE: