Início Policial Em 5 horas, 25 chamados de incêndios ambientais

Em 5 horas, 25 chamados de incêndios ambientais

O clima seco que predomina na região de Maringá vem aumentando de forma preocupante ocasos de incêndios em vegetação, tanto nas áreas urbanas quando rurais. Somente no último sábado entre 14h e 19h , o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros recebeu 25 chamados de incêndios ambientais, a maioria em terrenos baldios e fundos de vale, frequentemente usados como pontos de descarte irregular de lixo e entulho. O aumento do número de chamados tem pressionado o efetivo do Corpo de Bombeiros, que possui um efetivo limitado e poucas viaturas de combate ao fogo. Grande parte dos focos de incêndio são provocados, ou propositadamente ou por negligência.

Além do tempo seco, o que agrava a situação é que muitos incêndios são provocados por ação humana, o que configura crime ambiental. “É preciso evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos. Além de perigoso, isso pode causar incêndios de grandes proporções e prejudicar toda a vizinhança com fumaça e riscos à saúde”, alerta a cabo.
A recomendação dos bombeiros é a seguinte: “ não queime resíduos, móveis ou folhas secas, e denuncie qualquer ação suspeita ligando para o 190 (em flagrante) ou 156 (para denúncias anônimas). Os meses de julho e agosto são historicamente os mais secos do ano em Maringá, de acordo com dados da Estação Climatológica da UEM. A média histórica de chuvas em julho é de 76,8 mm, mas até o momento não choveu uma gota”.

Redação JP
Foto – GMC

COMPARTILHE: