
O poder Executivo vai encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a integração dos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) à estrutura da Secretaria de Segurança Pública. A proposta tem como objetivo melhorar a gestão de recursos, ampliar a eficácia das operações de trânsito e fortalecer as ações integradas de segurança na Cidade.
A medida já foi adotada com sucesso em municípios como Curitiba e Ponta Grossa e, segundo a administração municipal, representa um avanço na modernização dos serviços públicos.
Para o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, a unificação permitirá ações mais coordenadas entre o trânsito e a segurança pública. Ele destaca a implantação da “muralha digital”, sistema de videomonitoramento inteligente que vem sendo ampliado em Maringá, como exemplo prático da importância dessa integração.
“A muralha digital tem ampliado o monitoramento viário e a segurança em tempo real. Com a unificação, teremos uma atuação mais eficiente, alinhando tecnologia, fiscalização e inteligência operacional”, afirma Alves.
A proposta tem respaldo jurídico. A Constituição Federal, no artigo 144, §10, inclui a segurança viária no escopo da segurança pública. Já a Lei nº 13.675/2018, que criou o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), reconhece os agentes de trânsito como integrantes do sistema.
Além de buscar maior eficiência administrativa, a Prefeitura destaca que a iniciativa reforça o compromisso com a legalidade e a qualidade dos serviços prestados à população. “Além de modernizar a nossa forma de trabalhar, o município reforça seu compromisso com a legalidade, a segurança jurídica e a qualidade de vida dos cidadãos”, acrescenta o secretário.
Da Redação
Foto – PMM