
ABORDAGEM
Durante a entrega de casas populares, ontem em Paiçandu, o governador Ratinho Júnior foi abordado por um dos trabalhadores da empresa que deixou inconclusa a obra de duplicação da rodovia entre Maringá e Iguaraçu. O operário queria receber.
EMPRESA
O governador disse que os operários que têm paralisado o tráfego na rodovia foram contratados pela empresa e é ela que tem que pagá-los. O Governo do Estado cumpriu sua parte do contrato. Não deve nada a ninguém.
TROMBANDO
O presidente Lula está enfrentando os parlamentares, contando com apoio do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes. A primeira briga que ganhou foi com a judicialização do IOF, definida por Moraes.
CHAMEGÃO
A segunda foi decidida pelo próprio presidente: simplesmente vetou integralmente, o projeto de lei complementar que previa o aumento do número de deputados federais de 513 para 531.
NA IMPRENSA
A decisão foi oficializada ontem, conforme o despacho presidencial foi publicado no Diário Oficial da União. Os parlamentares ainda podem brigar, mas já ficaram muito expostos perante a opinião popular.
BASE AÉREA
O aeroporto de Maringá sediará uma nova base aérea da Polícia Federal. Vai reforçar a presença da corporação no Sul e aproximar reforços para a área fronteiriça, destino e origem de veículos roubados e de todos os tipos de tráfico.
CONSEG
Essa descentralização muito importante é conquista de instituições locais, principalmente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A unidade começará a operar ainda neste ano com aviões e helicópteros.
AUMENTO
A base possibilitará a permanente ampliação das ações de fiscalização, apoiando as operações de combate a crimes transfronteiriços, especialmente nos corredores de tráfico que se originam na fronteira oeste. Via aérea, as respostas são mais ágeis e fortes.
INTERNACIONAL
Para a administração municipal, a presença da base da PF no hangar do aeroporto favorece diretamente a futura internacionalização do terminal maringaense. E reforça a segurança de todos os que trabalham ou transitam.
CONECTANDO
Hoje, às 14h, na ACIM, cerimônia de lançamento do projeto Napi Interoperabilidade a Serviço da Saúde. Desenvolvido durante cinco anos de debates, encontros, discussões em busca de alternativas por um grupo de expert ligados ao Codem, representa a conexão dos diversos sistemas de informações na saúde.
OBJETIVOS
Os pesquisadores envolvidos afirmam que com a integração dessas informações será possível obter dados mais fidedignos e completos sobre a saúde da população. Demográficos, epidemiológicos, dados genômicos e tantos outros esses dados servem para balizar e facilitar os caminhos para as pesquisas e ciência de dados.
ALVO
O objetivo inicial é fortalecer uma rede colaborativa em saúde nas regiões metropolitanas de Maringá e Londrina, promovendo o desenvolvimento territorial voltado à tecnologia e à inovação no setor da saúde. O edital inicial será aberto para os pesquisadores da UEL e UEM. Futuramente a parceria pode ser ampliada para outras instituições de pesquisa.
DAMAS DO CRIME
No Piauí, a polícia fez uma operação – Sintonia Feminina – visando exclusivamente a prisão de mulheres ligadas às lideranças do PCC. Prendeu somente na última quarta-feira, 28 quadrilheiras.
BANDIDAS
Foram cumpridos 74 mandados judiciais, sendo 29 de prisão temporária e 45 de busca e apreensão em 9 cidades. Uma das bandidas mais perigosas é identificada pelo apelido de Malévola e tem vários mandados de prisão. Está presa.
QUEIJEIRO
Quando faz algo, o paranaense faz bem feito e se destaca no país. Na última edição do Prêmio Queijo Brasil o Paraná conseguiu o primeiro lugar e teve 129 queijos premiados.
VARIEDADE
Os 51 produtores do Estado ganharam 47 medalhas de ouro, 66 de prata e 52 de bronze, quase 30% à mais que no concurso anterior. Como melhor queijaria do Paraná foi escolhida a Delícias Beni, de Jandaia do Sul, graças à qualidade do seu queijo mussarela nozinho.
TERRENOS BALDIOS
A Prefeitura de Maringá lembra que proprietários de terrenos têm até 29 de julho para realizar os serviços de limpeza e roçada e mantê-los conservados durante todo o ano. Nos próximos dias a fiscalização vai atuar os que estiverem em má conservação.
PROCESSO
Após o primeiro auto de infração, se os proprietários regularizarem a situação e comunicarem em até 15 dias terão a multa excluída. Se a regularização e comunicação acontecer entre o 16º dia até o prazo máximo de 30 dias, a multa será reduzida em 50%.
AUMENTO
Após 30 dias da autuação, se os proprietários não tiverem normalizado a situação, o município poderá executar os serviços de limpeza e/ou roçada. Vai cobrar as taxas devidas e aplicar multa que varia entre R$ 590 e R$ 45 mil.
FEIRA PET
Importante para os protetores que realizam trabalho voluntário e arcam com despesas, amanhã tem Feira Pet no shopping Catuaí. Além de orientações, artigos parta pets e animais sadios para doação responsável.