
Maringá será uma das 138 cidades do Paraná a participar da ‘Caminhada do Meio-Dia’, uma ação estadual de conscientização e enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher. A mobilização acontece hoje, 22 de julho, data em que se celebra o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei nº 19.873/2019 em homenagem à advogada Tatiane Spitzner, assassinada em 2018.
Promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a caminhada em Maringá é organizada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher). A concentração está marcada para as 11h30, em frente ao Paço Municipal, com saída pontualmente ao meio-dia. O trajeto passará por pontos centrais da Cidade, como a Avenida XV de Novembro, Avenida Herval, Fórum, Câmara Municipal e a sede da própria Semulher, retornando ao Paço pela Avenida Duque de Caxias.
Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vão acompanhar a caminhada para garantir a segurança no trânsito. A Prefeitura orienta os motoristas a redobrarem a atenção durante o horário da mobilização.
“A Caminhada do Meio-Dia é uma manifestação em que mulheres e homens se unem para dizer basta à violência que tira vidas todos os dias. É uma ação de enfrentamento, de alerta e de mobilização, reafirmando nosso compromisso com políticas públicas que protejam as mulheres, garantindo seus direitos e, principalmente, preservando suas vidas”, afirma a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Olga Agulhon.
A orientação para quem for participar é vestir roupas brancas, em sinal de paz e solidariedade às vítimas de feminicídio. A ação tem como objetivo dar visibilidade ao problema, estimular denúncias e fortalecer o debate público sobre a violência de gênero em todo o Estado.
Da Redação
Foto – Reprodução