
O Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), conquistou a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 entre as escolas públicas da região. Com nota 548,09, a instituição lidera o ranking regional divulgado pelo site Melhor Escola, com base em dados oficiais do Inep.
Vinculado ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá, que abrange 93 escolas estaduais em 25 municípios e mais de 73 mil matrículas, o CAP foi destaque na região.
O levantamento considera as notas da redação e das quatro áreas objetivas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, dos alunos que participaram da prova. Em 2024, o tema da redação abordou os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Segundo a diretora-geral do CAP, Alessandra Martinho, o resultado reflete o esforço coletivo da comunidade escolar. “Para a escola é um orgulho, porque nosso objetivo é formar esses alunos para continuar seus estudos. Além disso, é fruto do trabalho árduo dos professores e de toda a equipe, o que mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
A maioria dos cerca de 90 estudantes do 3º ano do ensino médio participou do Enem. No CAP, o conteúdo é planejado com foco nas exigências dos processos seletivos da UEM e do próprio Enem, em consonância com o currículo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed). A escola também oferece aulas extras e atividades de preparação para vestibulares.
Além da alta média no exame nacional, o CAP também comemora o índice de aprovação no ensino superior. Em 2024, 30% dos formandos foram aprovados em cursos da própria UEM, resultado que reforça o papel estratégico da instituição na formação de estudantes para o ensino superior público.
O CAP
O Colégio de Aplicação funciona em convênio com a UEM. O prédio é da universidade, enquanto a gestão administrativa e a equipe são de responsabilidade da Seed. A UEM também mantém presença ativa na escola, com projetos de extensão, estágios, bolsas de iniciação científica para alunos do ensino médio e bolsas-trabalho para estudantes de graduação.
Com uma estrutura voltada à formação integral, o CAP atende atualmente 1.470 alunos, entre o ensino regular e projetos extracurriculares. A escola é referência em atendimento a estudantes com altas habilidades, com cerca de 100 alunos nessa modalidade.
Da Redação
Foto – UEM
