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Aprenda a dizer “NÃO”

Você não é dinheiro para agradar a todo mundo. A partir da nossa infância somos educados para  tratar as pessoas bem e sempre sermos gentis, e isso não está errado. Porém as pessoas parecem confundir generosidade com obrigação de fazer as coisas para elas.

Ultimamente você só lê e ouve conselhos de “como encantar as pessoas”, “como melhor atender as pessoas” e por aí vai. É claro que devemos tratar bem aqueles que contratam nossos serviços ou compram nossos produtos. É ótimo investir numa comunicação eficaz, tentar ver o ponto de vista do outro… mas o que fazer quando o outro é daquele tipo que quer mais, muito mais do que está contratando e, se nega a pagar o valor justo e ainda chora por  descontos  generosos,  serviços extras e ainda quer ser tratado como rei?

Duvide de conselhos de encantamento e outras teorias que você já ouviu para manter pessoas satisfeitas. Não acredite que, se viver concordando com todos e fazendo tudo o que lhe pedem, você será a pessoa mais querida do mundo. Isso é mentira, é mais provável que seja a mais esquecida nos bons momentos, pois você estará cansado, esgotado e reclamando de tudo que fez. Como eu disse no tema: VOCÊ NÃO É DINHEIRO PARA AGRADAR A TODO MUNDO.

Aceite a realidade, você ou sua empresa não irão conseguir 100% de aceitação no mercado. Nenhum produto ou serviço consegue a aprovação total e isso é ótimo, pois permite a concorrência, a disputa e o aperfeiçoamento. Em época de redes sociais ninguém atende a todos, ninguém consegue atender a todos num mundo com tanta segmentação, com tantas expectativas, exigências, necessidades  e desejos. Responda as exigências infundadas explicando dentro do possível seu ponto de vista, se mesmo assim não der resultado agradeça às críticas. Lembro aqui uma frase que ficou famosa: “Toda a unanimidade é burra”.

Diga NÃO sempre que algo que lhe for pedido não esteja de acordo com suas convicções e com seus princípios, isto se chama ÉTICA. É necessário que você aprenda a dizer não nas diferentes situações para que as pessoas não se acostumem a sempre pedirem favores somente a você! Porém, saiba que mudanças exigem amadurecimento tanto pessoal quanto profissional.  Nas palavras de Mahatma Ghandi “Um ‘não’ dito com convicção é melhor e mais importante que um ‘sim’ dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações.

Aprenda a dizer NÃO e, se você acha difícil dizer não, provavelmente gasta muito tempo fazendo coisas para os outros que preferiria não fazer. Dizer sim quando você gostaria de não fazer o que lhe pedem cria estresse e tensão no seu corpo produzindo sintomas como, por exemplo, dor de cabeça  e claro acaba se sentindo desmotivado. Nas palavras de Steve Jobs: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

Vai aqui algumas formas de dizer não para você treinar:

NÃO SIMPLES E DIRETO: O objetivo aqui é dizer não sem se desculpar. A outra pessoa é a dona do problema e você não deve permitir que ela o transfira para você. NÃO PONDERADO: Implica em afirmar o conteúdo e o sentimento do pedido que lhe foi feito e adicionar sua assertiva recusa no final. NÃO MOTIVADO:Aqui você expõe muito brevemente o motivo genuíno da sua recusa. NÃO NEGOCIADO:Esta é uma forma de dizer não sem recusar-se definitivamente. NÃO INQUISITIVO: Não é um não definitivo e é um convite genuíno para abrir uma negociação: “Há alguma outra hora que você gostaria que eu fosse”?

Saber dizer NÃO sem transformar isto num conflito é um dom que pode ser desenvolvido e será útil tanto na vida profissional como na pessoal.   Aprender a dizer não é uma arte e uma habilidade, e toda habilidade adquirimos através do conhecimento, prática e repetição. Não é fácil dizer não, ainda mais se você não está acostumado. Diante disso, vai encontrar dificuldades, mas garantimos que será melhor para você! Afinal você é responsável apenas pelas suas ações e não a dos outros.   

Saber  dizer Não, às vezes, significa dizer SIM a você mesmo! Em outras palavras, aprender a dizer não é essencial para você ser mais feliz.  

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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