Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

NÃO ROÇOU?

O proprietário que não limpou seu terreno baldio está correndo sério risco de ser multado pela prefeitura. E não pode alegar desconhecimento da lei, elogiada pelos vizinhos dos matagais que causam insegurança, criam os bichos e os insetos invasores de suas residências.

MUTIRÃO

Desde que a prefeitura anunciou a nova lei, dura contra terrenos sujos e invadidos por matagais, houve um verdadeiro mutirão na zona urbana de Maringá. Os jardineiros que fazem os serviços de roçada e limpeza não conseguem atender todos os pedidos.

PESADA

O prazo para regularização venceu ontem e a multa inicial para os proprietários desleixados começa pelo valor de R$ 590, por terreno. E de acordo com multas subsequentes, se necessárias, o montante pode chegar a R$ 45 mil.

SEM SAÍDA

A maioria da população aplaude essa rigidez necessária para enfim solucionar o problema dos terrenos baldios urbanos. Muitos adquirem terrenos para especular e prejudicam a vizinhança por falta do cumprimento de suas obrigações na conservação dos imóveis.

ESTEATOSE

O gastroenterologista e hepatologista Rodrigo Rêgo Barros afirma o que todos sabem: o consumo de bebidas alcoólicas é uma das causas que podem levar à esteatose hepática. Principalmente quando somado ao sedentarismo, excesso de calorias, etc.

PROBLEMA

Segundo ele, “O álcool causa em si estresse às células do fígado, inflamação, acúmulo de gordura e fibrose, que é um enrijecimento do órgão e precursor de cirrose”. Aí a pergunta: quais bebidas são piores: cervejas ou destiladas?

IGUAIS

O médico Rodrigo tem uma afirmação que contraria as opiniões da maioria das pessoas contumazes no consumo de bebidas alcoólicas: prejudicam praticamente igual. Quem toma destilado consome menos, quem gosta de cervejas consome muito mais.

MUNDO CÃO

O amor de filhos pelas mães – que não é maior que o das mães pelos filhos – está sendo substituído na mente doentia de filhos viciados em drogas. Na noite de segunda-feira um filho atacou a mãe na Vila Esperança. Ao se defender ele teve corte feio em uma das mãos.

CHANCE

Apesar da medida protetiva que impede o filho de se aproximar dela, a mãe o aceitara de volta em casa. Ela foi medicada e ele preso também por ter antecedentes criminais: cumpriu dois anos de prisão por atirar na cabeça de um desafeto.

VIOLENTO

Em Araucária, região metropolitana de Curitiba, um crime daqueles considerados improváveis. Após desentendimento em um jogo de sinuca, um dos parceiros, cadeirante, saiu, voltou armado e matou o adversário com um tiro na cabeça.

INVASORES

Em Umuarama, proprietários rurais estão com a pulga atrás da orelha. Um acampamento de “trabalhadores” sem-terra do MST está sendo continuamente ampliado. Eram poucos acampados, e de repente já abriga cerca de 350 famílias.

DE OLHO

Com informações privilegiadas de fontes de dentro do Incra, os sem-terra estão aguardando a liberação de uma fazenda de 1.622 alqueires à margem da rodovia PR-580, nas imediações de propriedade da Usina Santa Terezinha.

ELOGIO

Conhecido como “véio” da Havan, o proprietário da rede de lojas, Luciano Hang, tomou conhecimento e se manifestou sobre a depredação de escola e manifestação de autoridades algemadas, demonstrando a impossibilidade de combater menores infratores.

RECOMPENSA

O empresário que determinou que seus funcionários chamem a polícia sempre que flagram alguém roubando nas lojas, também elogia a decisão de pagar recompensa para denunciar vândalos de espaços públicos. Disse que é uma iniciativa louvável e necessária.

EXPERIÊNCIA

Hang detalhou inclusive preocupação com pichadores que emporcalham cidades: “Viajo por todo o Brasil e infelizmente, o que mais vejo são cidades sujas marcadas pela pichação. Por isso, precisamos de leis mais duras e eficientes em todo o país”.

IMPORTADOS

Sexta-feira, sábado e domingo haverá bazar beneficente no Espaço Cultural Nelson Verri. Serão expostos produtos apreendidos, doados pela Receita Federal. Eletrônicos, perfumes, celulares, cosméticos e muitos outros artigos.

DETALHES

Para garantir acesso a um número maior de pessoas, haverá limitação de compra por CPF e a equipe responsável só permitirá a entrada de 10 pessoas por vez. O objetivo é arrecadar para manter o espaço cultural que atende mais de mil pessoas.

A LUTA

Na região de Campo Grande (MS) a luta entre índios e “brancos” por terras ainda não acabou. No domingo um índio de 20 anos foi assassinado. O “recado” violento: decapitado e com um machado enterrado na cabeça. A polícia…tenta identificar os assassinos.

COMPARTILHE: